por ERoque » Sex Set 09, 2011 06:20
o que foi publicado tempos depois da morte de Joo Goulart.
Muito detalhada é esta mais de 3 décadas depois da morte de Joo Goulart:
O assunto estava sepultado até 1982, quando a Justia argy pediu a exumao do corpo após uma denúncia de que Jango teria sido morto. A acusao foi feita por Enrique Foch Díaz, que conhecera o ex-presidente quando vendeu a ele uma fazenda de gado. Díaz, que escreveu depois o livro Joo Goulart: El Crimen Perfecto, acusava Maria Thereza, o ex-governador de Brasília Ivo Magalhes (antigo sócio de Jango) e o ex-deputado pernambucano Cláudio Braga (que administrava o escritório argy do ex-presidente) de participao no crime. Para Díaz, os trs queriam ficar com os bens de Jango, que teria sido envenenado com sarin, colocado em seus medicamentos.
O juiz responsável pelo caso o arquivou por falta de provas. Díaz foi processado por difamao por Braga e condenado a sete meses de priso em 2002. Suas teses foram descartadas. Ele no cumpriu a pena porque tinha mais de 80 anos. Seu livro foi retirado das lojas. As denúncias tinham o único interesse de vender a publicao, diz Joo Vicente. Por isso, a família no autorizou a exumao. Segundo o filho, no havia condies políticas: Entendemos que seria uma aventura fazer uma investigao desse tipo sem termos o apoio necessário dos governos envolvidos.
De qualquer forma, a denúncia de Díaz (que morreu em 2005) serviu para levantar a lebre. Uma Comisso Externa da Cmara Federal foi aberta em 2000 para apurar os fatos a pedido do deputado Miro Teixeira, do PDT (partido fundado por Leonel Brizola, cunhado de Jango). A família acredita agora que a morte chegou a Jango no formato de um comprimido. Na época, no pensava em assassinato do meu pai. Agora já no sei, quero saber o que realmente aconteceu, fala Denize. Hoje, creio que meu pai foi assassinado por um grupo envolvendo o servio secreto brasileiro [órgos de informao como o Servio Nacional de Inteligncia, o SNI, e o Departamento de Ordem Política e Social, o Dops] em coordenao com atividades de inteligncia clandestinas uruguaias e argies. Eu no tinha provas. Agora temos a prova viva, que é o Neira Barreiro, acredita Joo Vicente.
http://www.institutojoaogoulart.org.br/conteudo.php?id=38