Como funciona o juizado de menores neste caso?

Mensagempor TLeonor » Sex Set 09, 2011 03:05

Minha vizinha de 67 anos apadrinhou há 13 anos atrás o filho de sua empregada, esta mesma empregada saiu da casa dela quando o garoto tinha 8 anos, o garoto no aceitou viver na periferia, e desde ento o padrinho que conta hoje com 75 anos o permite morar na casa deles durante a semana inteira. Agora na adolescncia ele está fazendo da vida deles um inferno e a me no toma providncias, ela recebe a penso do pai do garoto (já falecido) e gasta tudo com ela mesma. Minha vizinha está que no aguenta mais. Como posso ajudá-la? O juizado de menores como age neste caso? Eles querem agora que o menino fique mais tempo com a me, mas a chantagem é demais e o garoto é uma cobra criada.
TLeonor

Status: Offline

Mensagempor RGraciana » Sex Set 09, 2011 07:21

No vejo nenhuma forma lícita de resolver -- afinal, pela sua explicao, o temor deles no é por um problema lícito do garoto, mas por uma reao violenta que ele possa ter para com sua vizinha caso ela se afaste.
Explicando: pelo seu enunciado, se ela for polícia reclamar que o menino a ameaou, ou se tentar tomar alguma medida legal para evitar que ele a procure, há um receio de que ele faa alguma barbaridade.

Logo, as solues legais no parecem amparar sua vizinha. No existe a possibilidade de resolver na conversa? De ela ajudá-lo -- por exemplo, passando para o nome dele a penso, ou assumindo de vez a filiao socioafetiva e afastando-o da influncia ruim da me?
Se isso no for uma opo, porque ela cr que ele no tem jeito mesmo, ela no tem como desaparecer? Mudar endereo e telefone?
No vejo nenhuma outra possibilidade lícita -- ou ela confia nele, ou toma uma medida legal se ele praticar um ilícito e assume os riscos, ou desaparece.
RGraciana

Mensagempor MBrigida » Sex Set 09, 2011 07:50

Vá a uma delegacia especializada em infncia e juventude.
Ajude sua vizinha, antes que seja tarde demais!
MBrigida

Status: Online

Mensagempor CAdelina » Sex Set 09, 2011 08:20

Ainda existe "juizado de menores"??
Acho que esse termo é dos anos 60.
Hoje é "Vara da infncia e adolescncia"

Minha opinio....nunca se meta nos problemas dos outros.Cuide dos seus que vc já faz muito.
CAdelina

Mensagempor deeecotikj » Sex Set 09, 2011 09:21

Eu nao entendi muito bem, mas pelo que eu entendi essa sua vizinha deve pegar a guarda do garoto, se ela realmente for tao boa quanto a mae.
deeecotikj

Voltar para Pais