PRETRIA O Comit Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em ingls) informou nesta tera-feira que Oscar Pistorius no á pelos próximos cinco anos, mesmo em que foi condenado à prisão nesta terça-feira por ter matado a namorada, a modelo Reeva Steenkamp. Mesmo que deixe a antes do , por alguma razo, o -africano estará de participar de competies. Dessa , ele no á as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Nos Jogos de Londres, em 2012, ele se tornou o primeiro biamputado da história a participar das Olimpíadas, tendo s semifinais dos 400m.
O : Ascensão e queda de Pistorius
O : Heróis do esporte que caíram do Olimpo
Pistorius, de 27 anos, recebeu a sentena da juíza Thokozila Masipa, no de Pretória. em fechado, por homicídio culposo, (sem intenção de matar), o paratleta, após meses de , á de e da priso, cumprindo o do com servios comunitários ou em priso domiciliar. O crime aconteceu em fevereiro de 2013.
RELEMBRE O
Pistorius era réu confesso. Ele admitiu disparado dois tiros contra Reeva, sustentava que se confundiu e pensou que se tratasse de um que tivesse invadido a . A ento de Pistorius, também -africana, foi morta quando estava no banheiro, de . Os tiros foram disparados do , do lado de fora, e as balas atravessaram a porta, que estava fechada. Pistorius manteve sua de que imaginou que ela estivesse na . O aconteceu na do , num condomínio de em Pretória, na África do .
O de Reeva, ocorrido na madrugada do Dia dos Namorados (o Valentines Day, 14 de fevereiro), chocou a opinio pública -africana e teve repercusso mundial. Segundo a acusao, Pistorius teve uma com a ento e o teria sido cometido por ciúmes, já que Reeva teria a com um . Ainda de com a promotoria, Pistorius tinha o hábito de tiros e guardava armas de em .
O considerou na ocasio a de Reeva como "um acidente devastador". Ele dizia que amava a e lamentou que tenha a dela.
Pistorius chegou a ser , oito dias do ganhou a o em liberdade. Ele pagou fiança de US$ 113 mil ( de R$ 220 , em da época).
BLADE RUNNER
Pistorius é das duas pernas porque nasceu sem a fíbula, um dos ossos responsáveis pela ligao entre o joelho e o . , quebrou recordes e era o principal nome do atletismo paralímpico internacional na época do . Por das próteses de de carbono que usava para , que pareciam lminas, ganhou o de "Blade Runner". na África do , ele fez história em 2012, quando se tornou o primeiro a nos Jogos Olímpicos, e chegou s semifinais dos 400 metros em Londres.
de oito medalhas em Paralimpíadas, sendo seis de ouro. Entre suas conquistas, símbolo de a tudo que representava, recebeu o Prmio Laureus a Atletas Paralímpicos, na edio de 2012. Nos Jogos Paralímpicos daquele ano, conquistou o ouro nos 400 metros. sofreu, na mesma edio, em Londres, sua primeira , em nove anos, em provas de mais de 200 metros. Na ocasio, o vencedor foi o brasileiro Alan Fonteles, do triunfo Pistorius questionou após a corrida. A alegao foi de que Fonteles teria usado próteses e por isso teria . Mais tarde o -africano pediu desculpas ao .
Reeva Steenkamp era uma conhecida na África do . Ela comeou a Pistorius trs meses antes de . Sua aumentou de participar de um realty show de TV do Tropical. Em entrevista na semana anterior ao , Reeva tinha Pistorius um " impecável, que tem os melhores interesses no corao". Nas 24 horas anteriores sua , tinha escrito em sua no Twitter que estava empolgada com a do Dia dos Namorados. Reeva morreu aos 29 anos.