Aos 28 anos, os últimos 12 vestindo a camisa 10 da seleo brasileira, Marta já disputou trs Copas, trs Olimpíadas e ganhou cinco prmios de melhor do . Craque de prestígio internacional, ela ainda explicao para o 7 a 1 do Brasil no Mineiro, para que o futebol feminino tenha menos 30% da do e sonha com o ouro olímpico na Rio-2016: , no mais , disse ela, por telefone, da Suécia.
O futebol feminino evoluiu voc imaginava que estreou na seleo, em 2002?
Melhorou, no quanto a gente imaginava nem o quanto a gente precisa que melhore, com relao e de aí no Brasil. há uma diferena, hoje temos mais meninas praticando o futebol no Brasil. Em 2000, quando eu nem na seleo estava, ainda estava chegando ao Rio jogar no Vasco, no tinham tantas opes. Hoje, a gente tenha mais essa , acredito que ainda para que a gente possa evoluir cada vez mais. Já tem um Campeonato passando na TV, com meninas talentosas, de nível . Tem que , para que a gente tenha um , sem um atrás. Por mais que seja o , que a gente ande para a . Aos pouquinhos, está melhorando, só no pode estacionar.
de cada competio da seleo brasileira, há promessas de investimento no futebol feminino. Ainda acredita nelas?
No só eu, todas as meninas já conhecem as histórias. Já estamos cansadas de , e a gente nem dá tanta . Porém, no podemos de alguma melhora, e essa melhora tem que para a , com mais do e da Confederao Brasileira, para que as meninas possam se em atividade o ano . Aí, sem dú, isso irá bastante o desempenho da seleo.
Voc já passou por situaes difíceis também fora do Brasil. O seu time anterior na Suécia, o Tyreso, acaba de do Campeonato Sueco antes do . O que aconteceu?
Isso foi um projeto de uma totalmente errada, eles queriam tudo, , estar no da Europa, sem uma financeira por trás. que, em janeiro, eu ia para a Suécia, eles me ligaram pedindo informaes algumas meninas da seleo. Dei informaes, eles contrataram e, já no ms seguinte, quando elas chegaram, já estava com esse problema. Fizeram as coisas sem uma por trás, foi uma administrao incorreta.
Voc também jogou em times que fecharam as portas nos EUA, o Los Angeles Sol e o Gold Pride. Por que isso acontece até em centros mais desenvolvidos?
bastante , porque muitos entram no futebol feminino querendo um . Isso no vai , é difícil. Com relao ao Los Angeles (Sol), a questo no foi financeira, porque o do Los Angeles é super , tem umas franquias na NBA, um de coisa. Ele fechou o no foi pela questo financeira, ele tinha , a questo é que eles acharam que no tiveram direto e no quiseram o projeto. Tem que ser um a prazo. Acredito que a Suécia é uma das potncias, em relao . lógico que tem um time ou outro que passa alguma , a se mantém há muitos anos. A Alemanha também tem uma boa, uma só. So os países que mantém, de uma certa fora, mais , mais concreto. E a Inglaterra está crescendo também.
A comparao com o futebol é injusta, já que se trata do esporte mais popular do ?
Há muitas diferenas entre o futebol feminino e o . lógico que so as mesmas regras, a mesma , e etc. Só que a que o feminino tem é do , a preparao, a de . Inclusive, por em comparao, eu fiquei chateada, e todas as meninas ficaram também, com a comparao que fizeram da Sub-20 (feminina) com a seleo brasileira (masculina), que perdeu para a Alemanha no Mundial, que as meninas também perderam para a Alemanha no Mundial (5 a 1 no Feminino Sub-20, um ms após o 7 a 1 no ). Comparam o futebol, esquecem de a que as meninas tm e o que tem o futebol . surreal, sem comparao, porque tm meninas que nem remuneradas so. lógico que as meninas da Sub-20 recebem sua sua diariazinha para jogar na seleo, fora dali algumas nem tm salário, no tm nem para jogar, tm que sozinhas. até uma de com o , em que os caras tm tudo. E no estou dizendo que eles no merecem, é lógico que merecem. Para voc desempenhar o seu melhor, voc tem que uma ao seu que proporcione isso, a gente também para que possa menos a 20, 30% do que os jogadores masculinos tm, financeiramente e em de .
O 5 a 1 da seleo sub-20 feminina da Alemanha pode ser pela diferena de . E o 7 a 1 no , ?
, no foi, porque eu acredito que vai bastante para que acontea novamente. Até hoje eu explicaes para isso e no . Naquele dia, a Alemanha estava da nossa seleo. Eu vi o jogo ao e a gente percebia que, a cada gol que o Brasil tomava, a coisa ia piorando, no dava dele se e tentar , menos, o da , menos de . Era um gol atrás do outro, e todo ficou em de . Querendo ou no, a gente depositava das nossas esperanas no Neymar, e quando aconteceu aquela situao com ele parece que todo sentiu, foi um baque, e acabou que o time no conseguiu se . O Brasil comeou a .
Essa dependncia do Neymar é parecida com o que acontece com voc na seleo feminina?
Eu tive essas situaes, , na seleo, isso era por da mídia, das pessoas que iam aos jogos, da seleo a gente conversava para que as coisas fossem divididas. Eu tentava essa ateno maior mim de positiva. Se voc tem um ou dois marcadores, abre espao para as companheiras. Acredito que destacam o Neymar e esquecem que tm outros jogadores. Se comearem a a situao, para que todos possam sentir a , e no que o Neymar vá lá e decida o jogo, acho que vai até para que o Neymar possa jogar ainda melhor.
A seleo feminina tem um técnico, Vado, que vem do futebol . O que espera do dele?
No tenho comentário, porque ainda no tive a de com ele. Estive vendo alguns jogos, pela internet, da América, e a seleo estava jogando , a gente esteve um nível das outras selees da América do . O primeiro teste em que a gente vai realmente o que tem de melhorar, está a seleo, é no em Brasí, em dezembro, com os Estados Unidos, que é a nossa maior , a China e a argy. O jogo contra os Estados Unidos será de suma importncia para que a gente possa em que nível estamos, e o que precisa ser melhorado. Estou há quase um ano fora da seleo, por de datas que no so compatíveis, no final do ano espero estar nesse , vamos para se eu vou ser convocada (risos).
de cinco prmio seguidos, de 2006 a 2010, já so trs anos sem ser consagrada a melhor do pela Fifa. Qual é a sua expectativa para essa ?
Esse ano acho que vai se na Champions League, acredito que se eles levarem em considerao a final da Champions League eu posso estar entre as finalistas, eu realmente no tive uma completa. Tive problema com o Tyreso, que acabou da Champions League, fiquei sem e praticamente no joguei com o Tyreso a Sueca, foram só duas partidas, e só voltei a jogar que eu retornei Suécia para o Rosengard, e fiz cinco partidas pela Sueca e uma pela Champions League. Ento, é pouco para em essa premiao. s vezes, um jogo só muda tudo isso. A goleira da Alemanha jogou na final da Euro feminina e foi a melhor jogadora, por um jogo, ento é difícil uma opinio.
Voc está acompanhando de a de um de jogadoras, lideradas pela americana Abby Wambach, contra o de sintética na do de 2015, no Canadá. O que acha dessa campanha?
eu estou na Suécia, jogo bastante em sintética, e foi isso que eu falei numa coletiva de no dia 10 de julho, no Rio. quando me perguntaram isso, eu achava que eram um ou dois jogos, no estava imaginando que era a do toda em sintética. E se trata de um campeonato de uma , so vários países, atletas de diferentes países, ento o seria que fosse na .
Que espera dessa entre as jogadoras e a Fifa?
Acho bastante difícil isso ser mudado, porque está em cima, é um protesto para que no acontea novamente. Fica , o protesto vem das atletas, e a maioria delas no tem das suas confederaes. Nenhuma confederao tem para e para que a Fifa mude essa situao. Ento, fica difícil, acho impossível que haja um para o nosso lado, ou que se jogue a competio em outro país. Quem sabe no Brasil, que tem tantos estádios novos (risos).
Abby Wambach acusa a Fifa de discriminado o futebol feminino com essa deciso. Concorda?
Isso realmente nos deixa chateadas, porque com iria em um campeonato mundial , de adulta. Por mais, que o presidente da Fifa fale que no á sintética, em vez de , acho difícil implantar isso no . No deixa de ser uma discriminao, contrário nós, atletas, no estaríamos reivindicando pela mudana.
Pode boicote de grandes jogadoras ?
Eu acredito que isso no vai , eu sou contra esse de iniciativa. Estamos mostrando as opes, tem condies de o gramado e ainda temos nove meses pela para que isso possa de correta. Ento, acredito que no tem de isso, iria só mais ainda a situao. no posso pelas outras.
Voc no tem sido citada uma das integrantes do que está processando a Fifa. , voc faz oficialmente desse ?
Acredito que estou , oficialmente, porque eu até mandei um e-mail para elas, através da Veronica (jogadoras espanhola que atuou com Marta no Tyreso, e foi para o Portland Thorns, dos EUA), até explicando a declarao que eu dei quando me perguntaram no Rio jogar na sintética. Até ento, no estava to esta polmica, e que cresceu, eu vi que a maioria das atletas está contra isso, eu no poderia contra as minhas companheiras.
da , virá os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Sonha com uma consagrao no Maracan ?
Realmente é um que eu espero concretizar. A gente treina e joga já pensando em estar fisicamente daqui a dois anos, espero que o corpo possa de e que esse possa se concretizar. Aí eu posso que, disso, eu no mais , estarei satisfeita.