GENEBRA, Suía - O infectologista belga e do vírus do ebola, Peter Piot, mundial na doena e científico da Organizao Mundial da Saúde (OMS), alertou em uma coletiva de nesta tera-feira que mais casos de ebola podem ser esperados em equipes médicas - mesmo em países desenvolvidos com sistemas de saúde modernos.
Piot disse no estar que a enfermeira espanhola, primeiro registrado de infeco fora da África Ocidental, tenha contraído a doena. Após a confirmao do contágio, na segunda-feira, mais de 50 pessoas ficaram e permanecem observao na Espanha.
Veja Também
Os especialistas da OMS tm insistido que os hospitais modernos, com medidas de controle da doena rigorosa, permitiriam a preveno da infeco, a situao atual que tem sido mais difícil.
Segundo Piot, mesmo o mais , esfregar os olhos, é um :
- O menor pode ser - afirmou. - Por exemplo, um é quando voc sai da unidade de e o equipamento de proteo, de .
Ele disse, ainda, que no ficou com o da enfermeira em Madri e espera mais casos na Europa e nos EUA, embora ele no esperasse a doena to ocorre na África.
Segundo a espanhola, vizinhos da enfermeira Teresa Romero Ramos ligaram para os servios de emergncia, perguntando devem seus filhos após terem compartilhado com ela elevadores e espaos públicos.
Já o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, pediu e , prometendo transparncia total.
- Deixe os profissionais fazerem seu . O de saúde da Espanha é um dos melhores do - disse ao nesta quarta-feira.