Com empate nas pesquisas, unionistas e separatistas buscam o

Com empate nas pesquisas, unionistas e separatistas buscam o

Mensagempor VAlicia » Sáb Set 13, 2014 07:17

Com empate nas pesquisas, unionistas e separatistas buscam os indecisos

Empate. Ativistas e contra a independncia disputam espao em Perth, no da Escócia - DYLAN MARTINEZ / REUTERS

LONDRES - No último final de semana antes do plebiscito que á entrar para a História por a saída da Escócia do de 307 anos, unionistas e separatistas montaram uma verdadeira maratona de eventos para atrás sobretudo de uma legio de eleitores indecisos. , que pode de 430 a 700 pessoas, dependendo do instituto de de opinio - a diferena está na metodologia de - é o suficiente para definir o .

Com a estreita entre as campanhas do "" e do "no", apesar da para os unionistas, segundo as últimas sondagens, o do país pode estar nas mos daqueles que ainda no sabem o que nas cédulas que levaro s urnas no próximo dia 18 de setembro. E, segundo o instituto Survation, a deciso pode vir mais das mulheres.

Isso porque, enquanto 7% dos homens esto indecisos, o percentual chega a 13% entre o público feminino. De com a , 48,5% das mulheres tendem a votar pela unio, contra 38,6% que pretendem a independncia. Mais da metade dos homens votaria pela separao.

Nesta sexta-feira, o vice-primeiro-ministro Nick Clegg, realizou menos que sete encontros com centenas de eleitores. Ele voltou a os novos poderes que a Escócia á se por no . Já o das chaves dos cofres britnicos, o secretário de Finanas, George Osbourne, e o presidente do Bank of England (o banco britnico), Mark Carney, cancelaram suas agendas em uma reunio do G20 na Austrá para se no plebiscito.

O líder do (SNP), o primeiro-ministro escocs, Alex Salmond, intensificou a campanha nesta sexta-feira, que um de grandes empresas exps o que seriam os riscos econmicos da separao, incertezas, e até de preos. Ele garantiu estar mais do que e afirmou que a ameaa mais é do que uma campanha de intimidao comandada por Londres. Salmond percorreu da Escócia de helicóptero, enquanto a sua vice, Nicola Sturgeon, fez corpo a corpo entre Glasgow e Edimburgo.

E até o polmico presidente do ultranacionalista Ukip resolveu entrar em cena na reta final. Nigel Farage é atualmente uma das ameaas ao de David Cameron, de votos do Conservador e até mesmo um há algumas semanas. Ele esteve num comício em Glasgow para reforar a campanha pela unio.

- No quero ninguém. Vim para trazer uma para os defensores do "". No se trata de um plebiscito pela independncia. a separao do para ingressar na Unio Europeia (UE), para ser uma província da UE, e adotar o euro. Se é isso o que vocs querem, ento votem "" - disse ele, cuja principal de campanha é a saída do do europeu.

Farage, que preferiu entrar no pub onde foi o comício por uma porta lateral para as cenas de violncia que o obrigaram a da última vez que foi Escócia, pediu um para uma Constituio e a interferncia da rainha no pleito. Ele afirmou que tinha de estar em campanha da Escócia, uma vez que contava com o de 135 eleitores. , por mais que Farage tenha ido reforar o ao "no", os outros partidos da campanha fizeram questo de se dele.

Nesta sexta-feira, a campanha do "" estava animada passando adiante pela internet um vídeo durante a em Glasgow do peloto de deputados do Trabalhista vindos da Inglaterra e do País de Gales na -feira para reforar a campanha do "no". Eles foram seguidos pela Buchanan Street, no , por um do "", que, a bordo de um riquixá, bradava que eram os mestres do , ao som da música de "Star Wars".

Pouco antes, haviam sido aplaudidos público, de do da mobilizao. Nesta sexta-feira, enquanto faziam campanha na cidade, foram confrontados pelos gritos de defensores da independncia. A polícia acompanhou as manifestaes de perto, no registrou incidentes graves.

O ex-vice líder do SNP Jim Sillars afirmou que chegaria o dia do "acerto de contas" para grandes empregadores Royal Bank of Scotland e a seguradora Standard Life, a vitória do "". As duas empresas estiveram entre as instituies financeiras e outras companhias que ameaaram -se para a Inglaterra após a independncia para as incertezas. Ele disse que os empregadores esto subvertendo o democrático e disse que a gigante do petróleo British Petroleum (BP), que também salientou as vantagens da unio, seria nacionalizada na Escócia .

Apesar dos discursos inflamados e das ameaas veladas ou ostensivas dos dois lados, a Guardian/ICM, divulgada nesta sexta-feira, confirma que a se mantém apertada, mostrando a do "no", com 51% das intenes de votos, contra 49% do "". E ainda 17% de indecisos. A mobilizao vai entrar de semana, segundo os comandos das campanhas.

A campanha do "no" sabe que a é considerada um empate técnico, o que significa que no há um franco . Por isso mesmo, continua pressionando a rainha Elizabeth II para que se posicione e interfira em da unio. Há rumores de que ela poderia ser uma última cartada pela unio e agiria uma espécie de da balana. o Palácio de Buckingham passou a semana reiterando a sua em questes políticas.

Dados oficiais confirmaram o número recorde de eleitores registrados para votar: so 4,3 milhes de escoceses, o que representa de 97% do eleitorado. Nas últimas cinco semanas, antes do final do prazo para inscrio, 118,6 correram até as autoridades eleitorais. -se que o percentual de também será recorde ano, podendo a 80%.

VAlicia
 
Status: Offline
Mensagens: 99
Registrado em: Dom Abr 17, 2011 02:52

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron
Política de Privacidade