Ocidente deveria ter planejado forma de frear Putin, afirma

Ocidente deveria ter planejado forma de frear Putin, afirma

Mensagempor fmartina » Seg Ago 11, 2014 09:09

Ocidente deveria de frear Putin, afirma Anne Applebaum

Presidente Vladimir Putin, líder da enigmática da Rússia
- RIA Novosti / REUTERS

MADRI Em 1939, durante um no rádio, Winston Churchill admitiu a de os passos da Rússia, um país que era uma charada envolta em um mistério de um . Mais de 70 anos , no so poucos os que continuem desconcertados o da russa, devido crise da Ucrnia. E ainda que a anexao da Crimeia tenha sido um problema, após um avio sido por separatistas alimentados Kremlin, os Estados Unidos e a Unio Europeia responderam com uma ofensiva econmica contra a Rússia, no o desaparecimento da Unio Soviética.

Nesse , Iron Curtain: The Crushing of Eastern Europe, 1944-1956 ( de Ferro: O esmagamento do Europeu, 1944-1956, em traduo ), da ganhadora do Pultzer Anne Applebaum, se apresenta um retrospectivo, já que os agentes políticos do período so mais ou menos os mesmos e o contexto, ainda que em , ocorre em território . Levando em considerao elementos da História, a e política a Europa Oriental foi convertida ao , fora por Josef Stalin e sua polícia secreta.

Quais lies do período da Fria, abordadas no seu , a acredita que so aplicáveis hoje?

No creio que existam lies diretas da Fria. O que estamos vivendo no é uma repetio exata do que ocorreu no . quero que algumas das táticas da Rússia nos últimos meses parecem familiares. A ocupao da Crimeia e a de ocupao do ucraniano tm sido conduzidas de um quase que exato ocupao de Polnia e Hungria, no período pós-. Na Crimeia, a Rússia no empregou tropas regulares, homens da inteligncia e das foras especiais, alguns em camuflados sem insignias, alguns civis. Uma vez em , eles organizaram os separatistas, s vezes outorgando a eles pela primeira vez. Essa é a se comportou a NKVD, o órgo de polícia política de Stalin, em 1944-1945.

Lendo seu , é difícil no paralelos com a situao atual da Rússia e seus vizinhos. Por exemplo, a menciona que para a Segunda Mundial, EUA e prometeram aos europeus do um democrático, os abondonaram a ocupao soviética. Acredita que hoje os EUA e a Unio Europeia vo a Ucrnia dominao russa, já que permitiram a anexao da Crimeia?

Creio que é cedo para se o vai ou no a Ucrnia. que no há por um , e até há pouco no havia muita fé na de uma Ucrnia democrática. No entanto, porque o hoje inclui países Polnia e os Estados Bálticos, com uma memória da ocupao soviética, há um maior de a agresso russa do que havia em 1945.

No texto, a parece historiadores que sustentam que, em , a Fria comeou porque a hostilidade do Unio Soviética provocou respostas agresivas de Stalin. No de Putin, acredita que as sanes ocidentais o faro adotar condutas mais desafiadoras?

No estou em desacordo com o que disseram os historiadores as causas da Fria. Eu explico que, se no atentamos cronologia dos fatos, na é impossível que o provocou de alguma a agresso de Stalin. o Exército cruzou a com a Polnia, em 1944, comeou a os membros da resistncia polonesa, que lutaram contra os alemes e que eram, tecnicamente, aliados da Unio Soviética. A prioridade de Stalin na Polnia no era derrotar os alemes, se no remodelar a Polnia. Isso era antes do comeo da Fria.

Novamente, no quero que haja uma direta com o presente. , quero que a agresso russa contra seus vizinhos data de 2008, e no de 2014, quando Rússia invadiu a Geórgia. E a política que ir criando confltos congelados instáveis data de princípios da década de 1990 quando a província de Transnístria se separou da Moldá e se converteu em uma espécia de fundo da KGB. As tentativas da Rússia de controlar a Ucrnia comércio de gás e práticas corruptas de negócios, vm dessa época.

As sanes ocidentais a Rússia produzem-se tarde nestes processos. Mais do que uma agresso, essas, parecem em retrospectiva, uma débil resposta reativa. O deveria , ao menos a invaso da Geórgia, com uma ampla estratégia e política para o pós-soviético, para Putin.

A que o deve uma atitude mais decidida?

. eu disse, o necessita de uma estratégia ampla para a Rússia. Ela deve uma política unificada de gás e , que reconhea que a Rússia usa o gás ferramente de influncia. Também se deveria repensar a OTAN, com uma distribuio de tropas e bases. mesmo, no há grandes bases da Aliana Atlntica no europeu. Isso requer uma mudana. Tem que . O próximo de agresso russa possa ser um dos Estados da OTAN, Litunia ou Estnia. Temos que estar preparados para isso.

A conclui que os totalitarismo ou discursos totalitários no duram para . No da Rússia, onde o é de traos autoritários, v alguma presso democrática que possa uma mudana?

A Rússia no é um totalitário no clássico. uma mais do que foi a Rússia de Stalin. Apesar de algumas ferramentas de controle a e a polícia secreta serem as mesmas, os russos podem , e no exterior. Aqueles que esto descontentes podem o país, o que no era possível na URSS. Em , porque muitos líderes potenciais hoje esto abandonando o país, uma revoluo originada nas ruas no parece provável. , , que isso no significa ser impossível. Acho que o com a desnecessária de Putin na Ucrnia, entre os oligarcas, seja de presso para uma mudana, para além de um de democracia.

fmartina

Status: Offline

Voltar para Mundo