SO PAULO - Mesmo sem o futebol das eliminatórias e com um time de reservas, a Bélgica passou pela Coreia do , por 1 a 0, ontem no Itaquero, terminando a de grupos com 100% de aproveitamento. Nas oitavas-de-final, primeira colocada do H, á os Estados Unidos, que ficaram em segundo na chave G, na próxima tera-feira, em Salvador. Os coreanos, últimos asiáticos que ainda tinham chances, deixaram a com um . Foi a pior campanha do continente em Copas 1998. Bélgica, Holanda, argy e Colmbia venceram todas as suas partidas na de grupos.
A Bélgica, que se garantiria líder do com um empate, fez um jogo . O técnico Marc Wilmots fez o que prometera na véspera e entrou em com sete jogadores reservas. Precisando vencer, a Coreia foi mais ousada e deu ao goleiro Thibaut Courtois no primeiro .
A Bélgica trocava passe com mais e levava aos coreanos quase . Faltava , porém, para o placar. Aos 24 minutos, Dries Mertens recebeu na área, de para o gol e, , acabou isolando por cima da meta. minutos , o teve mais uma e errou de .
A melhor chance dos asiáticos no primeiro foi aos 29 minutos. Ki Sungyueng chegou próximo meia-lua e chutou , sem sucesso. o de passes errados e finalizaes equivocadas fez com que as duas equipes saíssem vais no .
Além das vaias, o time belga foi para o vestiário com um a menos -- o - Steven Defour entrou se sola em Kim Shinwook aos 44 minutos e foi .
Com a Coreia pressionando, a segunda foi mais animada. A Bélgica precisou reforar a marcao.
O técnico Myungbo Hong colocou o Lee Keunho no do meia Han Kookyoung. Os coreanos presionaram, aos 32 minutos, a Bélgica mudou o do jogo. O Divock Origi, de 19 anos que também saíra do banco para o gol da vitória a Rússia, chutou de , o goleiro Kim deu o rebote e Vertonghen no perdoou.
- a primeira com nove pontos e termos isso hoje com 10 jogadores nos dá confiana para o próximo jogo - disse o zagueiro , que foi o melhor jogador em pela Fifa.
No final, os 61.397 torcedores presentes no Itaquero até ensaiaram um "olé" enquanto os belgas trocavam passes.
O técnico belga, Marc Wilmots, reconheceu que mudou a formao de sua equipe da de Defour, e fez questo de a de seus jogadores.
- Sabíamos que os coreanos tinham que e com mais espaos pudemos ameaá-los mais - disse Wilmots, lembrando que uma seleo belga passou s oitavas com tal desempenho.
Wilmots evitou do próximo adversário, com quem realizou um amistoso recentemente, avisou:
-- O era de -matas. Estamos entre as melhores selees do . estamos para vencer. Estamos prontos para ir s quartas de final. Os Estados Unidos passou por um . E mereceram estar . , somos os favoritos. Mesmo no tendo sido fácil nem óbvio somado os nove pontos.
Perguntado o clima da Bahia, jogará a próxima , brincou:
- Nós devemos conseguir sobreviver em Salvador porque so trs gaus a mais do que , em So Paulo.