CABUL Milhares de manifestantes se reuniram na do Afeganisto, neste sábado, em a acusao de eleitoral do candidato presidencial Abdullah Abdullah, e seu apelo para que os organizadores interrompam a dos votos do segundo turno, há uma semana.
Veja Também
- Eleio no Afeganisto termina com mais de cem mortos
- O objetivo: criar um novo Afeganisto, mais poderoso e maior
- EUA registram mais de 400 acidentes com drones militares
- Um professor americano em busca da presidncia afeg
- Número de refugiados é o maior desde a Segunda Guerra Mundial
- Talibs destroem caminhes da Otan no Afeganisto
- Paz mundial se deteriorou nos últimos sete anos, indica pesquisa
Os manifestantes interromperam o tráfego na principal para o aeroporto. Com cassetetes e escudos, policiais foram orientados a de violncia. As tenses aumentaram em Cabul o do segundo turno das eleies presidenciais entre Abdullah e Ashraf Ghani, um ex-economista do Banco Mundial.
Abdullah diz que já no confia nos órgos eleitorais e se retirou do no da dos votos dizendo que seria ilegítimo. Ele pediu que o presidente Hamid Karzai interferisse por denúncia de em e que as Naes Unidas ajudassem a a dos votos.
Neste sábado, a ONU pediu que Abdullah retornasse ao eleitoral.
Acreditamos que a nossa é com que os candidatos voltem a se plenamente no eleitoral, afirmou o vice- da ONU Nicholas Haysom a repórteres em Cabul. íamos de enfatizar que no há outra de um líder legítimo.
A retirada de Abdullah coloca em a transio política no Afeganisto em um crítico, quando a maioria das tropas estrangeiras se preparam para até o final de 2014 e a insurgncia talib se mantem.
Há temores de que os protestos de rua possam se violentos e assumam uma dimenso étnica, já que maioria dos partidários de Abdullah so tadjiques, o segundo maior étnico do país, enquanto os partidários de Ghani so pashtun, o maior no Afeganisto. menos um tiroteio foi noticiado entre partidários rivais esta semana.
Nas ruas, os partidários de Abdullah gritavam vamos o nosso até a última de sangue e levantavam cartazes com slogans, a Karzai, a Ghani. A Comisso Eleitoral (IEC) foi , com faixas que diziam ao IEC.
Em outro em Cabul, um suicida explodiu uma na de o do de , Mohammad Massom Stanikzai, que a reconciliao com combatentes talibs, e acabou matando um e ferindo outras pessoas, segundo autoridades policiais.
A equipe de Ghani disse que é de que aumente a transparncia dos órgos eleitorais, quer que a eleio permanea o controle .
Nós respeitamos o papel da ONU ... soluo deve ser liderada por afegos e no deve afetar o da Comisso Eleitoral e da Comisso de Reclamaes disse o porta- Abbas Noyan.