BAGDÁ de mais de dias de ofensiva, os extremistas sunitas do Islmico no Iraque e na Síria (Isis) deram neste sábado mais um em sua ambio de um califado islmico sunita que se estenda do Mediterrneo ao Ir. Na porosa entre Síria e Iraque, os combatentes tomaram o fronteirio de al-Qaim, um dos trs pontos de entre os dois países. A resposta foi rápida: jatos sírios bombardearam áreas controladas por rebeldes perto da . Em cinco ataques, menos 16 pessoas foram mortas e outras dezenas se feriram em áreas residenciais na cidade de Muhassan, a pouco mais de 100 quilmetros do Iraque.
A cidade iraquiana de mesmo nome e a vizinha síria Albukamal também foram ocupadas num de que os jihadistas esto montando uma de estratégica, de o de armas entre os territórios de ambos os países e nos dois lados da .
Veja Também
- Principal religioso xiita do Iraque defende formao de novo governo
- Iraquianos fogem com a roupa do corpo, diz funcionária do Acnur
- Governo e jihadistas na disputa por controle da maior refinaria iraquiana
- Obama anuncia que EUA vo enviar até 300 assessores militares ao Iraque
- Operários estrangeiros so sequestrados no Iraque
- Foras do governo e jihadistas disputam controle de refinaria no Iraque
menos 30 soldados iraquianos foram mortos na ofensiva, o de Bagdá recusou-se a . Segundo o porta- Sameer al-Shwiali, foras do ainda esto enfrentando os terroristas na regio.
Relatos de testemunhas, porém, indicam o contrário. os guardas fronteirios ouviram que a cidade de al-Qaim havia sido ocupada, deixaram seus postos aterrorizados, abrindo para os miltantes.
A de trs anos deixara o da Síria nas mos de milicianos sunitas, incluindo a ligao Albukamal-Qaim. Na sexta-feira, os jihadistas conseguiram avanos significativos na província síria de Deir el-Ezzor e, com isso, puderam o controle da . Para isso, derrotaram, ainda, a al-Nusra, uma ramificao da rede al-Qaeda que, há meses, vinha envolvida em escaramuas com o Isis.
O Isis retirou a al-Nusra de muitas áreas do da Síria. A de al-Qaim á que o se mova para o lado sírio explica Rami Abdulrahman, do Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
KERRY INICIA
Com ícias xiitas também se armando para controlar a crise e a iminncia da de confrontos sectários, o secretário de americano John Kerry viajou ao Médio e Europa em de um para superar as divises e o diá sério entre as faces religiosas.
Até sexta-feira, Kerry visitará Jordnia, Bélgica e Frana para a de contribuir para a segurana, a e a formao de um de unidade no Iraque. De com fontes parlamentares, o Iraque pode ser incluído no , informao negada oficialmente Departamento de .
No , aumentam os apelos formao de um de unidade . No 2006, o primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki é de uma política de viés que marginaliza a minoria sunita, o que teria insurgncia dos jihadistas. Apesar de no formalmente a renúncia do premier, os Estados Unidos no pouparam críticas ao de iraquiano.
Demos ao Iraque a de uma democracia inclusiva. De além das divises sectárias, para um melhor a seus filhos. Infelizmente, o que vimos foi uma quebra de confiana disse o presidente Barack Obama.
Mesmo assim, o presidente reafirmou a e seu posicionamento contrário a uma interveno .
No há ao americana que seja de o país destacou Obama, que disse essa a Maliki.