BOGOTÁ O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe questionou o papel da misso eleitoral da Organizao de Estados Americanos (OEA) na eleio de domingo, que deu vitória a seu Juan Manuel Santos. Ele desqualificou a organizao, afirmando, que ela no notou as fraudes que aconteceram na Venezuela, no ano . A campanha na Colmbia foi marcada por graves denúncias dos dois lados, que incluíam o vazamento de informaes secretas para o candidato de Uribe, scar Iván Zuluaga.
Uribe, um usuário assíduo do Twitter, tem questionado os resultados de municípios do departamento de Nariño, na com o Equador, onde Santos teve vezes mais votos do que Zuluaga. Ele alega que as Foras Armadas Revolucionárias da Colmbia (Farc) pressionaram os eleitores.
Uribe e Zuluaga se posicionaram fortemente contra o de patrocinado por Santos com as Farc.
Por que querem se em silncio a de votos, imposio das Farc, publicidade e abusiva de recursos públicos, perguntou Uribe.
Santos, reeleito com 50,95% dos votos contra 45% de Zuluaga, foi ministro da de Uribe, que o apoiou para sua primeira eleio e passou a ser seu que o atual presidente comeou a um de com as Farc.
O da OEA José María Figueres, respondeu, na segunda-feira, que era absolumente impróprio de nas eleies presidenciais do país.
A meu , com nas minhas viagens Colmbia, e as observaes dos 74 obervadores (da OEA) é absolutamente impróprio de disse, lembrando que Uribe no havia nenhuma denúncia .
O ex-mandatário ento criticou o papel da organizao e escreveu em seu Twitter que o da OEA também no viu quando houve na Venezuela.
SANTOS PROMETE REFORMAS
o da suposta parece no o clima de reeleio de Juan Manuel Santos que disse que á sua a uma " da " para com o armado que afeta o país há 50 anos.
Um dos objetivos do meu a deste é mais a , os benefícios da disse o presidente.
Para Santos, é os detalhes das conversaes de com a guerrilha das Farc.
Se a gente explica , quaisquer das pessoas que no votaram em mim, se quiserem a , vo que afirmou.
Economista de -, Santos obteve 50,95% dos votos no segundo turno das eleies, nas quais enfrentou o candidato da oposio Zuluaga (de ), crítico das conversaes impulsionadas 2012 em Cuba com as Foras Armadas Revolucionárias da Colmbia (Farc), a maior guerrilha do país, com de 8.000 integrantes.
O que aconteceu ontem (no domingo) nos dá um e um mandado. Eu tenho em cima desse o início, o que escutamos ontem nos obriga a a e a neste disse.
Repetindo as palavras usadas no domingo, em seu da vitória, Santos disse que vai buscar "uma justa" e que será "sem impunidade". Santos, que na semana anunciou o início de diálogos de com a segunda guerrilha do país, o Exército de Libertao (ELN, guevarista), integrada por menos 2.500 combatentes, afirmou que se á intensamente a alcanar o final do , que "é o que o país quer".
Também nesta segunda, Manuel Santos anunciou que á uma para a reeleio e o período do para cinco, ou seis anos.
Vamos uma série de reformas, está a eliminao da reeleio e a ampliao do período presidencial prometeu Santos, em uma entrevista coletiva na de Nariño. Ele ainda no decidiu se á a ampliao do dos atuais quatro anos para "cinco, ou seis anos".
Santos fez esse anúncio exatamente um dia de se o segundo presidente a ser reeleito na Colmbia nos últimos tempos, graas a uma aprovada em 2005 que reativou essa .
Antes de Santos, Álvaro Uribe (2002-2010), do scar Iván Zuluaga, havia sido reeleito após a . Se aprovada, essa iniciativa colombiana irá na contramo do que ocorreu em vários países -americanos, entre eles Venezuela e Nicarágua, que aprovaram a reeleio presidencial indefinida.
No final de maio de 2014, o presidente do Equador, Rafael Correa, no 2007, deu verde ao Congresso, pela situao, para que aprove uma constitucional e incorpore a reeleio por .