Fifa refora combate ao doping

Fifa refora combate ao doping

Mensagempor TLeonor » Sex Jun 06, 2014 12:14

LAUSANNE A contra o doping na do ganhou um reforo para o mundial do Brasil. O passaporte biológico, um banco de dados que reúne informaes de testes coletados em outras competes é a principal arma da Fifa para que jogadores faam de substncias proibidas durante a competio.

A Fifa já vem testando todos os jogadores de todas as equipes em competies anteriores do o Jiri Dvorak, da equipe médica da federao internacional. Os resultados dos testes aplicados durante o sero comparados aos de competes anteriores, e que possa o de substncias proibidas será .

Segundo Dvorak, coletas de sangue e urina sero enviadas imediatamente aos laboratórios de análise de dopagem em Lausanne, na Suía. Embora a distncia gere preocupaes quanto credibilidade dos testes, o médico- da Fifa garante que a opo pela cidade suía dos laboratórios foi a melhor .

Todas as amostras chegam em até 33 horas, e em , graas ao de refrigerao usado. O laboratório de Lausanne tem um altíssimo padro de , e amostras de competes o Mundial de Clubes de 2012 e a das Confederaes do ano já esto armazenadas lá afirma Dvorak. Contamos com uma equipe pronta para os testes as amostras chegarem, e de os resultados antes que as equipes disputem sua próxima .

Flagrado há 20 anos, Maradona foi o último em Copas

Se nos campeonatos de futebol ao do os casos de doping, e as punies aos jogadores so muitos, o mesmo no acontece na do . Em 19 edies, trs jogadores foram flagrados no antidoping.

Em 1974, após a de , na qual sua seleo chegou ao segundo vencendo os italianos, ento vice-campees do , o haitiano Ernst Jean-Joseph foi o primeiro jogador a ser flagrado no antidoping durante uma do . Apesar de seus apelos, Jean-Joseph, que disse uma pílula por ser asmático, foi ainda em alemo. Levou uma dos Ton Ton Macoute a do ditador haitiano Jean-Claude Baby Doc Duvalier de jornalistas, foi de um , e de a Porto Príncipe.

No mundial seguinte, na argy, a participao escocesa ficou marcada no pela vitória contra a poderosa Holanda na última rodada da de grupos, também de doping envolvendo o - Willie Johnston. Vítima de uma rinite alérgica, Johnston tomou dois comprimidos do Reactivan antes da de contra o Peru. Seus testes indicaram a presena do fencanfamina, presente na medicao, e proibida pela Fifa. Enquanto um tentava Johnston atrás das grades, a federao escocesa se antecipou, mandando o de a Escócia. Jonhston mais vestiu a camisa da seleo .

Em 1994, durante o mundial dos Estados Unidos, Diego Maradona parecia renascido após um escndalo envolvendo o de cocaína durante sua Napoli. No entanto, um teste após a vitória contra a Nigéria, na segunda rodada da de grupos, acusou o de efedrina por do capito argy. Desolado, Maradona negou que tivesse se dopado, e acusou a Fifa de um compl para sua . Com lágrimas nos olhos, e jurando inocncia, o herói da argy em 1986 encerrou sua participao em Copas do dizendo que a entidade havia suas pernas.

O número de casos de doping em Copas gera constantes críticas Fifa, que é acusada de no de enérgica contra o de substncias proibidas. Para Dvorak, as acusaes no poderiam estar mais da .

Discutimos nosso programa com outras federaes esportivas, e acreditamos que nossa estratégia focada na educao e na preveno, e reforada por testes antes, durante e das competes tem funcionado. Se olharmos as estatísticas da Agncia Mundial Antidoping, veremos que o futebol é o esporte número um no ao doping. Realizamos mais testes de 30 por ano e o número de testes positivos é bastante se comparado ao de outros esportes afirma o médico- da Fifa.

TLeonor
 
Status: Offline
Mensagens: 104
Registrado em: Sex Abr 01, 2011 11:43

Voltar para Esportes

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron
Política de Privacidade