por x_hofovida_x » Qui Jun 05, 2014 12:52
O imposto é uma das principais formas pelas quais os governos conseguem captar dinheiro/recursos. O objetivo dos impostos é propiciar que o governante tenha acesso a valores para investir em favor da sociedade, seja em educao, segurana, saúde, esportes, cultura etc, Todo o cidado paga impostos diretos ou indiretos, ou seja, diretamente por meio de descontos no salário, boletos de IPTU, IPVA, imposto de renda, entre outros, ou indiretamente, ao pagar mais caro por um produto que sofreu taxao de ICMS, IPI, Confins etc. Os impostos so divididos nas esferas municipais (ex: IPTU), estaduais (ex: ICMS) e federais (ex: imposto de renda)., a federao por sua vez repassa parte dos valores recebidos para os Estados e esses para as cidades.
Sem impostos o governo no teria condies de colocar em funcionamento nenhuma parte de sua estrutura, seja burocrática, composta por seus órgos e funcionários, seja de assistncia, como os programas de auxilio como o Bolsa-Família, previdncia etc.
O equilíbrio entre o recebimento de recursos e o gasto por parte dos governantes, hoje, é uma das principais questes da administrao pública. Após décadas de má gesto e gesto fraudulenta, atualmente, o Brasil conta com leis como a de Responsabilidade Fiscal, que impedem um governante de gastar mais do que possui em caixa, limitando o nível de endividamento do governo, e órgos como os ministérios públicos e os tribunais de contas em níveis estaduais e federais, tem cada vez maior efetividade na fiscalizao do uso dos recursos e em coibir desvios.
Como uma democracia ainda jovem, com instituies em amadurecimento e altos níveis de corrupo, infelizmente, o Brasil apresenta uma das mais altas cargas tributárias do mundo e um retorno a populao muito aquém do esperado. A excessiva tributao também causa distores no mercado, encarecendo a produo, dificultando a criao de empregos e sobrecarregando pequenas empresas com custos que as obrigam a funcionar a margem da legislao ou fechar.
O brasileiro médio discorda das altas cargas de impostos e com razo, pois os benefícios esperados no so entregues. A soluo para este problema, passa pela fiscalizao de todos das aes do Estado e de nossos conhecidos. O maior mal do Brasil é a corrupo, mas ela no se encontra apenas na esfera estatal, pelo contrário, esta esfera reflete o resto do país. No haverá um governo honesto, com um povo que corrompa fiscais, sonegue impostos e desrespeito leis e seus semelhantes aproveitando-se da ineficácia da justia e potencial chance de impunidade. Parece no haver uma ligao direta, mas há, um país com impostos menores, passa por um governo menos corrupto e que faa uma gesto responsável dos recursos, por sua vez, a existncia desse governo, demanda uma populao, que em seu nível mais básico, o dos indivíduos, seja majoritariamente honesta, assim desmotivando a corrupo em todos os setores, de forma a dar o exemplo a seus gestores eleitos. O exemplo de que a corrupo no será tolerada, seja do mais simples fiscal a até o Presidente da República.