RIO - Uma publicada na "Procedimentos da Academina de Cincias" (PNAS, na sigla em ingls) mostrou que "furaces mulheres" so mais letais que os fenmenos com nomes masculinos. Os cientistas sabem que o do é , alegam que serve de alerta para a de tempestades que está para comear no Hemisfério .
Com uma de dados dos últimos 60 anos, cientistas puderam um padro , onde os furaces com nomes femininos registraram maior número de mortes. por qu?
A explicao, segundo Kiju Jung, da Universidade de Illinois, é que pessoas tendem a menos precauo quando veem na mídia alertas de tempestades com nomes de mulheres, que seriam mais sutis e delicados que os dos homens. Elas subestimariam os furaces.
- Nomes so escolhidos de arbitrária, uma pré-determinada de nomes do sexo e do sexo feminino. Se as pessoas julgam o de uma com no nome, ento chegamos a concluso que esse padro é potencialmente - disse Jung ao ingls The Telegraph.
Durante o , cientistas perguntaram a voluntários o quanto potencialmente destrutivo uma podia ser com nomes diferentes. Quando pedidas para furaces Alexandra, Christina ou Victoria, o pareceu ser menor que nos casos de Alexander, Christopher ou Victor.
Nomes masculinos foram escolhidos para tempestades a década de 1970, por de protestos de correntes feministas. Até ento, o só conhecia "furaces-mulheres". de 200 pessoas morrem por ano nos Estados Unidos por dos fenmenos climáticos.