BANGCOC Golpes miltares no so nenhuma na Tailndia, um país que já viveu 18 deles 12 com xito, e mais seis tentativas frustradas a instaurao da constitucional em 1932, no que entrou para a História Revoluo Siamesa. Naquele ano, um de oficiais os Quatro Mosqueteiros liderou um que ps a sete séculos de dos reis, forando a adoo de uma Constituio e abrindo a reformas políticas e sociais.
ento, os miltares se tornaram uma a política tailandesa, ora derrubando governos e tomando o para si, ora intervindo e retornando o país ao comando de governos eleitos. Ou mesmo governando dos bastidores, com fachadas civis.
Muitas vezes, os golpes militares so levados a com o beneplácito do trono, ocupado 1946 Bhumibol, atualmente o de há mais em exercício. Na equao política tailandesa, embora o tenha funes de cará fundamentalmente cerimoniais de com a Constituio, devido a sua popularidade e ao que possui, Bhumibol exerce prerrogativas no contempladas nas monarquias constitucionais ocidentais. Em algumas ocasies, por exemplo, ele vetou legislao no e no teve seu .
Entre os miltares que mais governaram após 1932 esto os marechais Plaek Phibunsongkhram (ditador entre 1938 e 1944, e novamente entre 1948 e 1957), Sarit Thanarat (entre 1957 e 1963) e Thanom Kittikachorn (de 1963 a 1973). Após a deste último no de uma estudantil, o país retornou democracia. Em 1976, os miltares novamente tomaram o , que voltou aos civis em 1988. Após golpe em 1991, o Bhumibol teve um papel na redemocratizao, em 1992, levando do . Em 2006, quando o premier Thaksin Shinawatra foi em golpe durante a York para participar na da ONU, muitos oficiais usavam faixas amarelas a cor da .
Tal levou o país a 18 Constituies ao das últimas oito décadas. Os tailandeses esto espera da democracia 1932, sintetizou o britnico The Guardian, comentando a mais interveno na política do país.