RIO - A produo industrial do país teve de 0,5% em maro a fevereiro, de com a Industrial Mensal (PIM) divulgada hoje IBGE. Em fevereiro, a atividade do setor registrou de 0,4% pela metodologia antiga. cálculo, a produo no ms ficou estagnada. Na comparao com maro de 2013, a produo do setor recuou 0,9% e nos últimos 12 meses, tem de 2,1%.
Entre os 24 ramos pesquisados IBGE, 14 tiveram em maro. Entre as principais influncias negativas esto os veículos automotores (-2,9%) e máquinas e equipamentos (-5,3%).
O IBGE alterou setores e produtos analisados, o peso de cada um deles no e modernizou que tinha a produo de 1999 para o ano de 2010. O número total de produtos pesquisados subiu de 755 para 805 no cmputo , que integra o cálculo do (PIB), principal indicador do do país.
André Macedo, da Coordenao de Indústria do IBGE, disse que a principal influncia para a diferena significativa entre os resultados com a e a antiga metolodogia é a indústria de veículos automotores, que tinha peso de 7 pontos percentuais e subiu para 10 pontos no .
Essas modificaes, em termos de ponderao, justificam uma desse de 2,3% em 2013, comparado com o 1,2% da divulgao anterior, quando se considera veículos automotores, que havia mostrado um ano relao ao 2012. E também nas diferenas deste ano, que é um setor que no início de 2013 vem mostrando menor dinamismo, com recuo da produo, e férias coletivas explicou Macedo.
No mbito regional (que inclui produtos com mais peso em algumas regies), o número subiu de 830 para 944. Entre os novos itens, entraram tablets, comidas congeladas prontas e biodiesel. Entre os que perderam importncia e deixaram de ser pesquisados esto de imagem, sal e também alguns que passaram a ser contabilizados no setor de servios, a de jornais e revistas.
Macedo explicou que todos os dados divulgados hoje esto sendo incorporados ao cálculo do PIB a do ano de 2013 e já sero considerados na divulgao. ele no quis comentar se de 1,2% para 2,3% no da indústria no ano será suficiente para uma reviso no PIB do ano .
Em janeiro, o avano, segundo a metodologia, foi de 2,2% ao mesmo ms de 2013. Pela antiga, o havia sido de 2,9%. No ano, o ficou em 0,4%. Em 2013, o passou a ser de 2,3%, com o cálculo adotado, ao com a metodologia anterior havia sido 1,2%.
Pela reformulada, a atividade cresceu 4,4% em fevereiro na comparao com o mesmo ms do ano . Já em janeiro, o indicador apontou de 1,8% em comparao.
O do PIB do primeiro trimestre deste ano, com divulgao prevista para o de maio, já será no da PIM. Antes da mudana, a previso do mercado era de de 1,7% neste ano.
Os novos resultados também podem mudanas para melhor no do do país no só deste ano, também do ano quando, de com o IBGE, a economia teve expanso de 2,3%.