VALPARASO - Um incndio na regio de Valparaíso, no Sudoeste do Chile, que se iniciou na sexta-feira, continua assustando moradores de toda a regio, neste sábado. O atingiu o de Domingo, 100 quilmetros ao da Valparaíso, e já atingiu de 200 hectares. Há vários focos espalhados, segundo informaes da Confederao Florestal (Conaf) do Chile. Os moradores e autoridades esto alarmados, já que Valparaíso foi devastada na semana no pior incndio de sua história. Na , 15 pessoas morreram, 2900 casas foram destruídas e 12500 famílias foram afetadas. Mais de hectares de terra foram completamente queimados.
Nesta última operao de s chamas, iniciada na sexta-feira, 13 helicópteros, dois avies e brigadas de bombeiros esto mobilizados em várias partes da regio atingida tentando debelar os focos de incndio. O receio é que o atinja casas localizadas nas proximidades de Manga- Bucalemu, no de Domingo.
Alerta
Comunidado neste sábado da Confederao Florestal, Sergio Mendoza, dá de que esto sendo feitos aceiros nas áreas atingidas para barrar o avano do . A atuao se intensifica, , nas áreas onde o comeou a , conhecidas cabea do incndio. Vários surtos ocorrem em áreas de encostas íngremes e barrancos, explicou o funcionário, na nota.
Devido da situao, a Agncia de Proteo do Chile declarou um alerta na regio, para que todos os recursos que estiverem disponíveis possam ser dispendidos no ao . A regio de Valparaíso também sofreu no sábado um sísmico de baixa , atingido 4,1 graus na Richter. O cismo assutou os moradores, no deixou vítimas e no chegou a servios básicos e de infra-.