Incluso do sequenciamento de DNA a partir do teste do pezinh

Incluso do sequenciamento de DNA a partir do teste do pezinh

Mensagempor THerberto » Sex Mar 28, 2014 07:29

Incluso do sequenciamento de DNA a do teste do pezinho provoca conflitos éticos

RIO - Um ontem na científica Science Translational Medicine levantou uma questo que vai além da cincia. Ignorar completamente o de sua saúde até que ele aparea ou padecer anos tentando uma doena anunciada? A , esta é a discusso entre pesquisadores que analisam se o sequenciamento do genoma , que pode males genéticos, deve da triagem neonatal - o tradicional teste do pezinho aplicado em recém-nascidos.

Aspectos sociais, psicológicos e estruturais recheiam um que está de alcanar um consenso e ganha contornos de confltos éticos e legais. A dú, prev o , ainda será de muita polmica nos próximos anos, na mesma proporo em que o mapeamento se mais acessível e confiável.

Na avaliao do do programa de pós-graduao em Bioética da Universidade de Brasí (UnB) e membro da Brasileira de Bioética (SBB) Cláudio Lorenzo, o diagnóstico de uma doena, que pode ou no ser desenvolvida no de uma criana, implicará diretamente num efeito sua existncia, dada a ela se á com esta expectativa.

- se um diagnóstico apontasse o finalizador da . Ninguém é ao o dia em que vai . Há ainda o efeito na , já que muitas empresas podero os resultados para uma contratao, ou mesmo planos de saúde podero atendimento - aponta.

Por outro lado, Lorenzo argumenta que as informaes genéticas poderiam ser usadas para direcionar novos tratamentos e formas de abordagem dos pacientes.

O patologista Hé Magarinos Torres , membro da Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), concorda:

- um avano detectar possíveis defeitos genéticos que podem com antecedncia males Alzheimer e cncer. isso só deve ser em casos específicos, quando há exemplos anteriores na famí. Do contrário, no é aconselhável. Nem todos saberiam corretamente os resultados.

Outro é o de dos diagnósticos. Muitas vezes nos exames pode no se , devido influncia de fatores externos, e isto pode falsas expectativas nos pacientes.

- A medicina diz que alterao genética no é tudo para o de uma doena. Fatores ambientais, alimentao, estilo de , sedentarismo, tudo isso pode influenciar até mais - diz Hé.

Segundo o geneticista Roni Zanenga, da Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), do que representaria a implementao do mapeamento de genoma na rede pública de saúde, uma soluo sugerida seria a ampliao do foco de doenas diagnosticadas teste do pezinho. Hoje, ele é de identificar até 30 possíveis danos endócrinos ou metabólicos, falciforme e fibrose cística.

- Sequenciar o genoma no trata-se de um modismo que vai servir para estigmatizar e rotular as crianas. Neste , os benefícios no superam o questionamento. O é para se essa deciso - opina.

Além da ausncia de , também preparao específica para que a médica consiga com o de ideal, avalia o clínico do laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica Rafael Munerato. Ele ressalta que uma de pediatras tem o .

- necessário mais e experincia para que eles se sintam confortáveis na situao de planejamentos teraputicos um genético. Nessa discusso, é que a genética no é . associada ao estilo de é que ela vai o de saúde e doena nas nossas vidas - explica.

Reviso regulatória nos testes genéticos

O histó de medidas adotadas por órgos reguladores indica que o consenso o ainda está . No último ms de dezembro, cedendo deciso da agncia que regulamenta e medicamentos nos EUA, a FDA, a empresa 23andMe interrompeu o servio de sequenciamento genético para por uma reviso regulatória. A deciso ocorreu em resposta a um alerta pela agncia, afirmando que o teste genético precisaria de aprovao do órgo.

THerberto
 
Status: Offline
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 05:24

Voltar para Saude

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron
Política de Privacidade