RIO Os funcionários técnico-administrativos da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) entraram em greve por a desta -feira (20). Eles aderiram paralisao iniciada pelos servidores de mais trs universidades federais do Rio, iniciada na segunda-feira (17): Universidade Fluminense (UFF), UniRio e Universidade do Rio de Janeiro (UFRRJ). Das 59 universidades federais do país, mais de 48 aderiram ao .
De com o coordenador- do Sindicato dos Trabalhadores em Educao da Universidade do Rio de Janeiro, Francisco de Asis, a principal reivindicao da é o do de greve de 2012, em os pontos que tratam de repercusso financeira:
O respondeu a algumas reivindicaes, no a econmica. Foram mais de 30 mesas de negociao e nenhum concreto, , foi a questo salarial.
Segundo ele, a tem o menor piso dos servidores públicos do Executivo e a principal é o reajuste do salário- que hoje é R$1.040. A última reunio entre a Federao de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituies de Públicas do Brasil (Fasubra) e o ocorreu em janeiro.
Asis disse que outra reivindicao é a revogao da que criou a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educao, para os hospitais universitários e que tem jurídica de .
Essa empresa vai a relao contratual dos trabalhadores. Deixaremos de ser estatuários para sermos celetistas. Teremos dois regimes diferentes em um mesmo , com tabelas de salários diferentes e regras diferentes, o que certamente, vai conflitos internos justificou Asis.
Também faz das reivindicaes dos grevistas a racionalizao dos cargos.
Com a mudana do de , entendemos que alguns cargos devem ser extintos e outros criados, além das fuses explicou o sindicalista.
Outro do de greve, que ainda no foi cumprido , segundo Assis, é uma soluo para os casos dos aposentados que desceram de nível na salarial com a transposio de uma para outra, em 2005.
A assessoria da UFRJ informou que a universidade no irá se a paralisao. Disse ainda que todas as atividades do Hospital Universitário Clementino sero mantidas, atendimento médico os servios administrativos. O pagamento de bolsas de asistncia aos estudantes e os biotérios da universidade, que conservam animais para serem utilizados em experimentos científicos, também vo .
A assessoria informou ainda que as equipes de segurana dos campi continuaro trabalhando, por ser considerada atividade da universidade, asim os restaurantes universitários, por serem terceirizados.