KIEV que o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, deixou a do país, manifestantes tomaram neste sábado seu escritório em Kiev. A residncia do presidente fora da também parecia abondonada e centenas de pessoas entraram no , em Mezhyhirya, 15 quilmetros da . O paradeiro de Yanukovich é .
Na presidencial, Ostap Kryvdyk, que se descreveu um dos líderes dos protestos, disse que alguns manifestantes tinham entrado nos escritórios, no houve saques.
Vamos o edifício até que o próximo presidente venha. Yanukovich á.
Mais cedo, o líder da oposio Vitaly Klitschko confirmou que o presidente tinha deixado a e anunciou que á no uma resoluo para sua renúncia.
Hoje ele deixou a disse Kltschko em uma sesso de emergncia do . Milhes de ucranianos querem uma nas eleies presidenciais e parlamentares antecipadas.
Durante a manh, manifestantes entraram no escritório de Yanukovich na e estavam controlando a do edifício. Guardas presentes no do prédio no tentaram os invasores. O de Yanukovich na Rada Suprema (), Yuri Miroshnichenko, garantiu que desconhece o paradeiro do de .
Enquanto isso, o ministério do afirmou que é de uma
mudana rápida no país e pediu que as pessoas se unam para a
segurana e a criao de um país , democrático e . Em
um neste sábado, um dia que o
votou de o ministro Vitaly Zakharchenko, o órgo disse
que serviu ao ucraniano e compartilha totalmente
seu de mudana rápida. A oposio exie que uma
eleio seja realizada em maio.
Na sexta-feira, Yanukovich fez concesses amplas, em um intermediado por diplomatas europeus de dias de violncia que mataram menos 77 pessoas no de Kiev. o , que convoca eleies antecipadas para o do ano, no foi suficiente para os manifestantes, que pedem que o presidente renuncie imediatamente.
de Tymoshenko é presidente do
Em um de mudanas, legisladores elegeram neste sábado um a Yulia Tymoshenko ao de presidente do , substituindo Vladimir Ribak. Oleksander Turchynov foi por 288 votos no de 450 assentos.
Ribak, de Yanukovich, alegou motivos de saúde para do . A renúncia foi anunciada vice-presidente do ucraniano, Ruslan Koshulinski. Também renunciou ao seu o primeiro vice-presidente da Rada Suprema, Igor Kaletnik. Na sexta-feira, dezenas de deputados do das Regies (PR), que governa o país, abondonaram a legenda de Yanukovich e se mostraram dispostos a com a oposio para a criao de um de unio .
Um dia antes, a aprovou ainda uma anistia incondicional a todos os que tenham sido detidos ou perseguidos durante os protestos. a deciso que deve maior repercusso é a que retira do código penal o de . Aprovada por 310 dos 450 parlamentares, ela deve para a libertao de Tymoshenko, condenada em 2011 a sete anos de priso.