Governo da Ucrnia e oposio chegam a acordo para eleio anteci

Governo da Ucrnia e oposio chegam a acordo para eleio anteci

Mensagempor ZVasco » Sex Fev 21, 2014 01:30

Governo da Ucrnia e oposio chegam a para eleio antecipada em dezembro

KIEV - O e a oposio da Ucrnia fecharam um nesta sexta-feira que prev a realizao de uma eleio presidencial antecipada em dezembro, um de coalizo e um constitucional, anunciou a televiso ucraniana.

O , que espera que seja asinado s 10h (7h no horário de Brasí), segundo a presidncia ucraniana, estipula um Constituio de 2004, que outorga mais poderes ao , e a formao de um de coalizo em dias, segundo o 1+1.

Os ministros das Relaes Exteriores da Frana, Alemanha e Polnia conversaram durante horas com o presidente da Ucrnai, Viktor Yanukovich, e com dirigentes opositores para tentar frear a violncia.

O chanceler francs, Laurent Fabius, indicou nesta sexta-feira que o ainda era objeto de e no se conheceria o texto antes do da manh.

- A oposio, em concreto, quer consultar alguns dos pontos. Isto é o mais compreensível - disse Fabiu rádio privada Europe 1 de Pequim, onde acaba de de participar das negociaes em Kiev.

Um porta- do ministério polons das Relaes Exteriores, Marcin Wojciechowski, disse que as negociaes dos ministros da Unio Europeia em Kiev seriam retomadas ao -dia (horário ).

Dezenas de manifestantes morreram na -feira em Kiev, durante violentos confrontos que obrigaram o presidente ucraniano, Viktor Yanukovytch, a a internacional que prev eleies antecipadas no país.

Trs ministros europeus realizam uma mediao entre o ucraniano e a oposio: o da diplomacia francesa, Laurent Fabius, e seus colegas alemo, Frank-Walter Steinmeier, e polons, Radoslaw Sikorski.

A presso aumentou quando Alemanha, Estados Unidos e Rússia se pronunciaram por uma soluo política para a crise, que está criando uma digna da Fria entre Moscou e os governos ocidentais.

" o de sangue", assinalou um por Berlim.

A violncia tomou da Ucrnia nesta -feira, com menos 100 mortos em Kiev, segundo a oposio.

O ministério da Saúde comunicou 75 óbitos tera, elevando um anterior de 67 vítimas.

O ministério do informou a de trs policiais nesta , que se somam aos agentes mortos nos dois dias anteriores. Em Lviv (), os corpos de dois policiais foram encontrados numa policial , anunciaram as autoridades locais.

Armados com bastes, escudos com pregos, pedras e coquetéis molotov, centenas de manifestantes radicais enfrentaram a Polícia de Berkut, que revidou com balas de borracha e bombas de gás lacrimogneo. , segundo testemunhas, atiradores estavam posicionados nos altos dos prédios com fuzis.

O ministério do reconheceu, , que agentes dispararam com munio convencional, alegando que estavam protegendo suas vidas.

Os disparos procederam de policiais no quanto de agentes posicionados em prédios.

Imagens exibidas por uma rede de televiso ucraniana mostram homens armados com fuzis, aparentemente integrantes das foras de segurana. Um deles abre contra um no identificado, no de Kiev.

- Os manifestantes foram mortos de por atiradores emboscados que atingiam as vítimas no corao, na cabea ou na carótida - afirmou a médica Olga Bogomolets, entrevistada pela rede Kanal 5.

Após uma trégua nos confrontos, manifestantes reforaram as barricadas no da cidade com tapumes e pneus, e garrafas vazias foram levadas para serem transformadas em coquetéis molotov.

- O pior cenário que podíamos , o de uma , infelizmente é - declarou o primeiro-ministro polons, Donald Tusk.

- Foi com Yanukovytch a realizao de eleies presidenciais e parlamentares ano e a formao de um de unio nos próximos dias para a constituio até o vero (hemisfério ). a experincia nos mostrou que os compromissos assumidos pela administrao ucraniana raramente so respeitados - acrescentou Tusk, sem seu ceticismo.

Enquanto isso, outros ministros das Relaes Exteriores da Unio Europeia, reunidos em Bruxelas, aumentaram a presso, decidindo os vistos e os bens de autoridades ucranianas.

que a crise na Ucrnia atingiu o , a chanceler alem, Angela Merkel, o presidente americano, Barack Obama, e o presidente russo, Vladimir Putin, conversaram por telefone para uma soluo que acabe com o de sangue. Os trs concordaram que é uma soluo política para a crise na Ucrnia o mais rápido possível, indicou o alemo.

A Branca se disse escandalizada com os ataques a tiros das foras de segurana contra os manifestantes na Ucrnia, e novamente exortou o presidente Viktor Yanukovytch a os policiais do da .

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu Yanukovytch que Washington adotará sanes se funcionários do ucraniano ordenarem disparos contra os manifestantes opositores.

Biden falou com o líder ucraniano por telefone e deixou que os Estados Unidos esto preparados para sanes contra os funcionários responsáveis pela violncia.

Enquanto especialistas consideram que a Rússia é para que a crise seja solucionada, Moscou tem uma posio . O de , Dmitri Medvedev, explicou que seu país vai com um que no aceita ser .

O Kremlin indicou durante a tarde que vai enviar seu , o de direitos humanos Vladimir Lukin, a da Presidncia ucraniana, para participar de uma mediao com os opositores.

Mais cedo, a do , próxima Praa da Independncia, foi totalmente esvaziada. O prefeito de Kiev anunciou sua saída do do para contra o de sangue. Doze deputados da legenda de Yanukovytch também anunciaram que estavam se desligando do das Regies, em protesto contra a violncia.

O , que pela primeira vez conseguiu uma maioria anti-Yanukovytch, votou durante a noite uma resoluo contra as medidas de ao terrorismo anunciadas na véspera pelos servios especiais e ordenando o dos soldados s suas bases.

"O de Yanukovytch e os processos contra ele por assasinatos em de civis devem ser a única exigncia do , da oposio e da internacional ", declarou o opositora presa Yulia Timochenko em declarao divulgada no site do seu .

A de contestao no país comeou em novembro de 2013 após a desistncia do presidente ucraniano em um com a Unio Europeia, optando por se reaproximar de Moscou.

ZVasco
 
Status: Offline
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Abr 11, 2011 05:34

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron
Política de Privacidade