KIEV - Uma entre uma funcionária do Departamento de e o dos EUA para a Ucrnia postada no YouTube revelou da estratégia dos EUA para uma transio política no país - incluindo descartar a Unio Europeia participante do .
Na gravao, a secretária- de Victoria Nuland diz ao dos EUA em Kiev, Geoffrey Pyatt, que ela no acha que Vitaly Kltschko, ex- que virou um dos líderes políticos da oposio, deveria estar presente em um .
- Eu no acho que Klitsch (Kltschko) deve ir para o . Eu no acho que seja necessário. Eu no acho que é uma boa - disse ela na gravao, de data incerta, que parece eventos que ocorreram no final de janeiro.
A foi divulgada no mesmo dia em que Nuland se reuniu com o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, para uma soluo para os protestos antigovernamentais que varreram a ex-república soviética novembro. Eles discutiram a política e possíveis novas negociaes entre Yanukovich e os líderes da oposio, de com o site do .
Autoridades americanas no quiseram comentar a gravao, no negaram sua autenticidade. Uma porta- do Departamento de disse que Nuland pediu desculpas aos seus homólogos da UE pelos comentários divulgados.
No áudio, Nuland e Pyatt discutem estratégias para com as trs principais figuras da oposio: Kltschko, Arseny Yatseniuk, ex-ministro da Economia da Ucrnia, e Oleh Tyahnybok, líder da oposio de extrema-.
Nuland se refere a uma para as Naes Unidas para os interesses americanos em Kiev.
- Isso seria ótimo, eu acho, para selar essa coisa e a ONU a selá-la e voc sabe ... foda-se a UE - disse ela na gravao.
Pyatt ento respondeu:
- Exatamente. E eu acho que nós temos que para tudo , porque voc pode de que, se (o ) no comear a altitude, os russos estaro trabalhando nos bastidores para tentar torpedeá-lo.
Outro trecho da os EUA estudavam os líderes opositores.
- Eu acho que (Yatseniuk) é o que tem a experincia econmica, a experincia de . Ele precisa de (Kltschko) e (Tyahnybok) do lado de fora. Ele precisa estar falando com eles quatro vezes por semana - disse Nuland na .
Pyatt sugeriu a Nuland contato com Kltschko pessoalmente para com sua de principal líder das manifestaes.
- Acho que voc com ele pessoalmente com na da entre os trs e dá a voc também a chance de se rápido em tudo isso - diz Pyatt.
EUA acusam Rússia por vazamento
A data da no foi especificada, os eventos que ela descreve parecem nos últimos dias de janeiro. Autoridades dos EUA disseram que no iriam a gravao e insuaram que a Rússia estaria por trás do vazamento.
- Eu no vou comentar o conteúdo das conversas diplomáticas privadas. Eu diria que, que o vídeo foi e tuitado pela primeira vez russo, eu acho que ele diz o papel da Rússia - disse o porta- da Branca Jay Carney.
A porta- do Departamento de , também criticou a Rússia dizendo que o de autoridades de Moscou terem a a era um uma baixa das artimanhas russas. Ela também negou que os EUA estivessem querendo um as possíveis mudanas em Kiev.
A mesma do YouTube que postou a dos americanos também publicou outra gravao de supostas autoridades da Unio Europeia reclamando que os Estados Unidos estavam dizendo a jornalistas que o estava pegando com Yanukovich. Uma porta- da de diplomacia da Unio Europeia, Catherine Ashton, afirmou que no comentaria supostas conversas vazadas.
Também na -feira, um do Kremlin acusou os Estados Unidos de "rebeldes" da Ucrnia e avisou que a Rússia poderia intervir para a segurana de seu .