BRASLIA - O ministro da , Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que espera que o (PIB) avance em 2014 mais que os 2,5% estimados para ano. disse no se o econmico á dos 4%. O ministro considerou que, de cinco anos de crise internacional, o Brasil está num de virada.
- A boa notícia é que estamos num ano de virada. Acho que 2013 foi o fundo do poo para a economia internacional, o último ano da crise que comeou em 2008 - afirmou o ministro, durante café da manh com jornalistas.
O ministro considerou que o ano comeou com uma série de desafios, entre eles a presso inflacionária, investimentos e superar a crise internacional. avaliou que, , há de recuperao da economia no :
- Há fortes indícios de que há uma recuperao generalizada na economia internacional, comeando pelos Estados Unidos, que esto dando cada vez mais fortes de mercado de - afirmou Mantega, que observou que o oramentário no Congresso americano vai um entrave ao da economia naquele país.
Na avaliao de Mantega, os principais desafios foram vencidos em 2013. Ele citou, por exemplo, as concesses realizadas para a iniciativa privada, a de o de investimentos no Brasil.
- So cinco anos em que a economia internacional nos atrapalha - afirmou o ministro, que disse que o do PIB mundial no deste ano só no será o pior da série por de 2009.
- O segundo pior da série é 2013, quando o PIB da economia mundial vai menos de 3%. Pode 2,7%, 2.8%. Se pegarmos 2007, o último ano antes do comeo da crise, a economia internacional cresceu 5,2% - comparou.
Atividade nos EUA e Europa ajudaro economia mundial, diz ministro
O ministro disse que a recuperao gradual de economias a dos Estados Unidos e da Europa injetará na economia internacional. Ele avaliou que, em 2014, o deve entre 3,5 e 4%, de que, nos próximos anos, a de de 5% seja recuperada.
- Isso é para o Brasil. Vamos mais mercados para exportar - disse Mantega, que avaliou que outros países da América Latina, a argy, também podero uma trajetória melhor.
A seu , mesmo a recuperao da economia americana impe um para o , uma vez que a mudana de política do Reserve (FED, o banco americano) se torna mais próxima.
- Torna-se mais próximo o em que o FED vai os estímulos. Hoje, ele coloca US$ 85 bilhes todo ms na economia americana e á isso para US$ 75 bilhes. Vai diminuindo gradualmente - afirmou o ministro.
Ele explicou que a mudana na política do FED á volatilidade no mercado e no cmbio, disse que prefere que a política seja anunciada , a de as incertezas no mercado. Mantega disse ainda que o Brasil está , com reservas internacionais e instrumentos para a volatilidade, os leiles de swap cambial do Banco (equivalente venda de dólares no mercado ).
Mantega avaliou que a melhor notícia é que as concesses ao setor já esto funcionando, o que implicará de investimentos no médio e prazos.
- Eu diria que conseguimos o para o investimento no país, que á ser o puxador da economia brasileira - disse. - Há o das empresas para esses projetos, so atraentes. Há poucos projetos no com a rentabilidade apresentara para esses projetos - acrescentou.