Em entrevista para O , o ex-presidente do Banco , Francisco Lopes diz que é investir no IBGE para números mais confiáveis e que o cmbio vai a indústria.
O vem levantando questes os números das contas nacionais. No estamos medindo ?
Eu fico com os números. no dos automóveis. A produo industrial do IBGE diz que houve de 5% enquanto a Anfavea diz que cresceu 5%. Quando isso acontece, aí eu me . So números importantes. Temos que um do que está acontecendo. o IBGE tem melhorado.
Qual o problema do PIB financeiro (a crítica surgiu quando houve do cré, o setor financeiro teve desempenho negativo)?
o expandiu o cré dos bancos oficiais, reduziu o espao dos bancos privados. O PIB só pegaria os números do setor .
O que é ?
Acho que o tinha que investir mais no IBGE. Os números servem para avaliao no exterior, afetam as decises de investimento. números confiáveis. O Brasil precisa investir nisso.
Onde mais há divergncia?
O deflator implícito do PIB (a inflao das contas nacionais) está descolado dos índices de preos ao consumidor. Subiu mais que o IPCA (ndice de Preos ao Consumidor , que o de metas de inflao). Quando se olha os Estados Unidos, por exemplo, no há tanta divergncia. Uma questo que tem que ser entendida. de que o PIB está subestimado ou houve mudana nos preos relativos.
E os servios?
Até pouco , os servios eram medidos populacional. um paradoxo no Brasil. Raramente o PIB é negativo. No há quedas grandes, já que os servios representam mais de 60% do PIB. também no cresce . Para o PIB avanar, a indústria precisa . Tem que pegar e faturamento das empresas. Há uma no próprio . Fazem o para o PIB , e no cresce.
O que mais surpreendeu o nos cálculos do PIB?
Os dados de consumo das famílias. Nos últimos dois anos, no cresceu . Já o varejo teve . Fico com isso. No sei ainda a explicao. Pode ser a importao ou problema no deflator. Os dados tm que ser . Se for importao, as projees so mais otimistas. A de cmbio melhorou , saiu de R$ 1,50 para R$ 2,30, com isso a produo industrial vai .