GENEBRA - Frana e Ir trocaram palavras duras nesta -feira antes do início das negociaes de grandes potncias nucleares acerca dos detalhes de um para o programa nuclear iraniano.
Enquanto Paris alertou o para uma postura , Teer lamentou a quebra de confiana. Dessa , ambos os lados parecem estar atenuando as expectativas de um iminente, que seis potncias mundiais (EUA, Rússia, China, Gr-Bretanha, Frana e Alemanha) se aproximaram de obter concesses da República Islmica em de um alívio nas sanes ao país, durante negociaes ocorridas há duas semanas em Genebra.
Representantes das seis potncias dizem que um com medidas para o fortalecimento da confiana mútua ainda á ser alcanado, após uma década de impasse por das suspeitas ocidentais de que o Ir estaria desenvolvendo armas nucleares - que a República Islmica nega, insistindo no cará pacífico das suas atividades.
, antes do efetivo início das negociaes, na -feira, a Frana e o Ir intensificaram a retórica. O chanceler francs, Laurent Fabius, que se manifestou contra o nas reunies de 7 a 9 de novembro, foi perguntado France 2 se haveria um .
- Espero que - respondeu. - esse só pode ser possível com na . Por enquanto, os iranianos no puderam a posio dos seis. Espero que aceitem.
No que pareceu ser uma resposta direta Frana, o vice-chanceler iraniano, Abbas Araqchi, disse:
- Perdemos nossa confiana...No podemos entrar em negociaes sérias até que a confiana seja restabelecida. isso no significa que iremos as negociaes.
Segundo Araqchi, a confiana á ser restaurada se as seis potncias criarem uma e cumprirem as palavras unidas.
em discusso, o Ir abriria mo de enriquecer urnio até uma concentrao físsil de 20%, o que é um para matéria-prima para armas nucleares. O país também deveria se a mais inspees da Agncia Internacional de Atmica (AIEA), e desistiria de em operao o seu reator de pesquisas na usina de Arak.
Em , as potncias poderiam uma liberao gradual de ativos iranianos congelados no exterior, um temporário das restries ao comércio de metais preciosos e a da presso dos EUA contra outros países para que deixem de petróleo iraniano.
Após uma década de confronto, o Ir adotou uma postura de maior para as negociaes da do Hassan Rouhani presidente, em agosto.
na quarta-feira, o líder do país, aiatolá Khamenei, repetiu num que o Ir no á mo de um programa nuclear pacífico, e disse limites para seus representantes em Genebra.
As discusses na cidade suía comearam na -feira com uma reunio entre o chanceler do Ir, Mohammad Javad Zarif, e a da diplomacia da Unio Europeia, Catherine Ashton, que representa as seis potncias. Reunies bilaterais sero marcadas ao do dia.