CABUL - Milhares de líderes políticos e ancies afegos se reúnem nesta -feira em uma tradicional, realizada uma gigantesca de Cabul, a , para o das foras dos Estados Unidos. A Loya Jirga, ou , envolvendo de 2.500 representantes, foi convocada um dia de Cabul e Washington chegarem a um estabelecendo os termos da permanncia dos miltares americanos no país após a saída da fora multinacional da Otan, em 2014.
O presidente Hamid Karzai pediu da ao , reconheceu que havia pouca confiana entre os dois países.
- Minha confiana com os Estados Unidos no é boa. Eu no confio neles e eles no confiam em mim - disse Karzai assembléia. - Durante os últimos 10 anos eu lutei com eles e eles fizeram propaganda contra mim.
O presidente fez referncia a uma enviada presidente dos EUA, Barack Obama, prometendo que o seria do melhor para o Afeganisto. No texto, Obama afirma que os EUA vo com todos os esforos para a dos afegos em suas casas e em suas vidas diárias.
- Queremos que acabe com essa situao instável. Se os estrangeiros saírem insatisfeitos, isso vai ser para nós - acrescentou Karzai.
Os representantes da Loya Jirga, muitos deles homens barbudos com turbantes, e também mulheres, vo debater a para se aceitam os termos, isto é, se querem que as tropas dos EUA permaneam no país. Se o o , ele á ainda ser aprovao das duas casas do Congresso, antes de ser para a assinatura do presidente.
A divulgada afego parece atender s exigncias dos EUA em questes controversas, a de os militares americanos realizarem operaes unilaterais de contraterrorismo, entrarem em casas afegs e protegerem o país de ataques externos. Sem o , Washington alertava que poderia suas tropas no do ano que vem, deixando s foras afegs a de combaterem sozinhas a insurgncia Talib.
O á entrar em vigor em 1 de janeiro de 2015, e a definida na quarta-feira diz que valerá até o final de 2024 ou além, a no ser que seja revogado. Uma graduada dos EUA disse que no há uma deciso o da fora a ser mantida por Washington 2015, que o no antev a permanncia de uma fora residual até 2024 ou mesmo antes.
As intensas negociaes entre Cabul e Washington provocam a frustrao entre os ancies tribais e políticos afegos que fizeram perigosas jornadas vários pontos do país para irem a Cabul debaterem o . As primeiras tropas americanas foram enviadas ao Afeganisto após os ataques de 11 de Setembro, em 2001, que foram coordenados por líderes da al-Qaeda.