DUBAI O Ir tem o de enriquecer urnio, no á para que os outros reconheam . Essa pode ser o adotado país, disse neste domingo o principal nuclear do Ir, Ir aponta possível para impasse nuclear, em uma de um dos pontos de impasse entre Teer e as potncias mundiais nas negociaes desta semana.
- No só consideramos que o do Ir de enriquecer é inegociável, no vemos também nenhuma de que isso seja um , porque esse é inalienável e todos os países devem isso - disse o - do Ir e ministro das Relaes Exteriores, Mohammad Javad Zarif, agncia de notícias Isna.
Zarif afirmou ainda que está que um á ser atingido, advertiu que o nas recentes negociaes á ser revertido, um satisfatório no seja alcanado.
Queremos a um e a um entendimento.
No sábado, o ministro das Relaes Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que o Ir e seis potncias mundiais esto se aproximando de um para o programa nuclear iraniano, aumentando as esperanas de um pacífico para a discusso que já dura 10 anos. As conversaes em Genebra entre o Ir e o P5+1 ( , China, Frana, Alemanha, Rússia e EUA) no início do ms, pareciam estar perto de a uma soluo, terminaram sem .
Diplomatas ocidentais disseram que um dos pontos de impasse durante as conversaes foi o argumento do Ir de que tem o de enriquecer urnio. Os EUA afirmam que o país no tem intrinsecamente esse , de com o de No-Proliferao Nuclear. Os dois lados, no entanto, concordaram em se novamente na cidade suía no dia 20.
Detalhes so pouco divulgados
As negociaes buscam a um consenso para haja de um mais abrangente e , que acabaria com um impasse de 10 anos e forneceria garantias s seis potncias de que o programa atmico do Ir no á bombas. O país nega que queira armas nucleares e insiste que seu programa se limita gerao pacífica de eletricidade e médica.
Poucos detalhes de um em potencial tm sido divulgados, as potncias ocidentais querem inspees mais rígidas das instalaes nucleares do Ir e o de um reator que poderia plutnio. Já o Ir quer o alívio das sanes internacionais que tm a inflao e causado nas receitas do petróleo e no de sua .
- Atingimos um estágio sensível das negociaes, e nesta no queremos entrar em detalhes - disse Zarif. - necessário que eles levantem as sanes e as presses econmicas que impuseram ao do Ir. Estamos caminhando nessa direo.