TABLOCAN, Filipinas Um impasse ameaa as operaes de na zona mais devastada das Filipinas nesta quarta-feira, com suprimentos se acumulando, poucas maneiras para distribuí-lo. A gasolina é , comerciantes no esto dispostos a vend-la, e no há lugares suficientes para os voluntários que chegam a cidade de Tacloban, na província de Leyte.
O problema foi na primeira de se um em das vítimas do supertufo Haiyan, cujos cadáveres passaram dias apodrecendo nas ruas e pilhas de escombros: caminhes que transportam mais de 200 corpos foram obrigados a após tiros serem ouvidos nos limites da cidade. No se sabe a identidade dos atiradores.
dos problemas, a de assuntos humanitários da ONU, Valerie Amos, fez um apelo ao prefeito da cidade, pedindo para os proprietários a reabrirem os postos de gasolina para os comboios carregados de suprimentos que no chegam s regies do . Os postos tm combustível, os proprietários temem assaltos e violncia.
- Precisamos de gasolina, por isso temos que de de reabastecimento - disse Valerie ao prefeito Alfred Romualdez.
Romualdez, por sua vez, afirma que a cidade no pode com o afluxo de trabalhadores de humanitária - já que praticamente no há veículos disponíveis para levá-los a do aeroporto.
- Tenho que para que eles venham até . Seja autossuficiente, porque no há .
O do prefeito aos moradores foi tentar para outras cidades e com parentes. Segundo ele, as autoridades locais estavam lutando para suficiente e água, além de dificuldades na manuteno da e da .
-se que o tufo tenha deslocado mais de 800 pessoas. Os que vivem em casas ao da costa correm de novas inundaes, uma vez que outra foi registrada nesta quarta-feira. Algumas pessoas preferem em suas casas parcialmente danificadas a -se a um dos mais de 1.400 centros de recepo. Outros montaram tendas improvisadas.
de violncia contra mulheres
Com linhas de ainda cortadas, a de iluminao aumentou a vulnerabilidade de mulheres e crianas em ou nos centros de recepo, noite. Muitas esto mendigando nas ruas por doaes, expondo-se ao e explorao.
Um primeiro avio com itens de humanitária da Agncia de Refugiados da ONU (Acnur) á na -feira, de Dubai, em direo a Cebu, no do arquipélago filipino. A agncia irá lanternas movidas solar para os riscos de violncia contra mulheres e reforar a proteo das famílias deslocadas. Também enviará lonas plásticas, cobertores, e outros itens de para de 1.400 famílias.
- Nossa equipe está em contato com as autoridades locais e outros parceiros nas nove regies afetadas para a segurana física dos sobreviventes, o a servios básicos e a assistncia humanitária. Também estamos atentos proteo das mulheres, crianas e outros grupos vulneráveis, idosos e deficientes - disse um porta- do Acnur.