GENEBRA - Diplomatas do Ir e do P5+1 (os cinco membros do de Segurana da ONU mais a Alemanha) deram uma demonstrao de esforo e ao entrarem pela noite em de um o programa nuclear iraniano e as sanes econmicas que afetam o país. , já no comeo do dia de conversas, horário - já era 1h em Genebra (22h de Brasí) -, o anúncio chanceler iraniano, Javad Zarif, e pela da diplomacia da Unio Europeia (UE), Catherine Ashton, trouxe concreta a da manuteno do diá, que será retomado no próximo dia 20 também na cidade suía. Para muitos diplomatas e analistas, recaiu a Frana, por vezes mais dura que os EUA com o Ir, a pela ducha de água fria no otimismo internacional.
- Muitos avanos foram feitos, algumas diferenas persistem - declarou Ashton, sem detalhes.
O anúncio de Ashton e Zarif foi precedido por declaraes do chanceler francs, Laurent Fabius, de que no houve , que avanos tinham . O adotado por Fabius na suía foi mais do que o usado por ele mesmo horas antes, numa entrevista rádio France Inter.
- No podemos um jogo de tolos. Há alguns pontos os quais no estamos satisfeitos - disse rádio, citando o do reator em construo em Arak e o estoque de urnio enriquecido a 20%.
Perguntada por jornalistas uma possível puxada de por Paris, Ashton desconversou.
- A Frana tem um papel no diá. no vou entrar nos detalhes das conversas - disse.
Ao lado da da diplomacia da UE, Zarif foi .
- Acho que é , quando se de detalhes, discordncias. no estou . Se no tivéssemos diferenas, no estaríamos de pé até 1h da manh - ponderou.
Pouco da entrevista de Fabius rádio francesa, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, se viu a se de negociaes - mesmo que virtualmente. Twitter, convocou o a no o que chamou de única devido ao engajamento de seu país no diá - uma velada meno aos anos de beligerncia do seu , Mahmoud Ahmadinejad.
Um diplomata pela Reuters resumiu o de vários colegas e observadores das negociaes ao que a posio francesa surge de buscar protagonismo, ofuscando o que já havia sido por outras delegaes.
- Há meses os americanos, a Unio Europeia e os iranianos esto trabalhando juntos de intensa esta , e isso no é mais que uma de Fabius de relevncia nas negociaes com - declarou o diplomata, condio de anonimato.
Apesar da , foi um dia de . Entre reunies bilaterais, trilaterais e com todas as delegaes presentes, as conversas entre representantes de EUA, Rússia, China, , Frana, Alemanha, Unio Europeia e Ir comearam de manh e entraram pela noite. , no do dia, diplomatas já admitiam internacional que uma rodada de conversas provavelmente se faria necessária.
Além de Zarif, Fabius e Ashton, estiveram em Genebra o secretário de americano, John Kerry, e os chanceleres do , William Hague; da Rússia, Sergei Lavrov; e da Alemanha, Guido Westerwelle. A China enviou o vice-ministro das Relaes Exteriores, Li Baodong.
A presena de nomes do escalo nas conversas reforou as expectativas de um , mesmo que provisório. No entanto, ainda é difícil o quanto cada lado vai : o Ir quer o alívio das sanes impostas por EUA, ONU e UE devido s incertezas suas atividades atmicas e que abalaram duramente sua economia. Já as potncias ocidentais querem de que o programa nuclear, o Ir, tem fins civis.