Jogos Escolares da Juventude comeam sexta-feira, em Bel&eacu

Jogos Escolares da Juventude comeam sexta-feira, em Bel&eacu

Mensagempor ao » Qui Nov 07, 2013 11:38

Jogos Escolares da comeam sexta-feira, em Belém

BELM. O primeiro da gerao do ciclo olímpico para as Olimpíadas do Rio-2016 será a desta -feira, com a cerimnia de da maior edio já realizada dos Jogos Escolares da . Quase quatro atletas, de 15 a 17 anos, de 1.251 escolas públicas e privadas já esto na paraense para as 13 modalidades do maior evento estudantil esportivo do Brasil, que á representantes dos 26 estados e do . Entre eles esto os cariocas Wallace Silva, de 17 anos, e Grazielle Silva, de 15 anos.

- Já participei de campeonatos nacionais fora do Rio, em So Paulo, ... essa é a minha primeira vez nos Jogos Escolares. Acho vir para cá, tem gente de todos os cantos do país, assim eu posso estou correndo em comparao com os atletas de outros lugares disse Wallace, enquanto jogava uma de futebol de boto, umas das atraes do de convenes que os atletas almoam em Belém, que tem até clínica de esgrima.

Quando perguntados qual seria o dos dois atletas de , Grazielle foi direta e respondeu por ambos:

- Queremos o Brasil nas Olimpíadas do Rio.

Ele garantiu a sendo campeo estadual nos 3000m rasos, enquanto ela foi vice nos 800m rasos. No total, mais de dois milhes de atletas, de quase quatro cidades espalhadas Brasil, participaram das seletivas para os Jogos em Belém.

2005, esse evento passou a ser organizado Comit Olímpico (COB) que utilizava o nome de Olimpíadas Escolares da . Atendendo solicitao do Comit Olímpico Internacional para o nome do principal evento esportivo do , Olímpiadas foi substituído por Jogos. No início eram oito modalidades. Nessa edio, acontecero competies de atletismo, natao, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, jud, olímpica (iné), tnis de , xadrez, vlei e vlei de (que entrou para o programa em 2012). Um número recorde, que o evento está crescendo.

Para se do potencial desses Jogos, Maurren Maggi, Fabiana Murer, Nalbert, os irmos Hypolitos, Sarah Menezes e Natá Falavigna, quando estudantes, já disputaram essas competes. No -Americano da , no início do ano, 35 dos 100 atletas brasileiros haviam participado dos Jogos. Nos Jogos Olímpicos da de Cingapura, em 2010, 35 dos 81 atletas brasileiros também passaram principal evento estudantil esportivo .

- Esses números so bastante expresivos se for que no temos tantas modalidades nos Jogos da existem nos programas desses eventos internacionais diz Edgar Hubner, - da e Infraestrutura do COB.

*o repórter viaja a do COB

ao

Status: Offline

Voltar para Esportes