RIO No ano em que se celebra os 100 anos da criao do espetáculo A sagrao da primavera, com música de Igor Stravinsky (1872-1971) e coreografia de Vaslav Nijinsky (1890-1950), o Rio á a chance de rever no do Municipal neste sábado, s 18h30m, e no domingo, s 15h30m a encenao dirigida pela americana Millicent Hodson para a apresentada pela primeira vez no teatro em 1999.
Porém, mais do que uma celebrao do centenário de A sagrao..., trata-se de uma verdadeira a Nijinsky e a seu danarino e coreógrafo. , o programa que o Balé e a Sinfnica do Municipal iro é triplo e inclui dois balés danados russo antes de o com A sagrao..., em 1913. So eles: O da rosa, que abre a noite com música de Carl Maria Von Weber e coreografia de Michel Fokine, e Prelúdio tarde de um fauno, em que a música de Claude Debussy serviu inspirao primeira coreografia assinada por Nijinsky, em 1912. As duas montagens de levam a asinatura da coreógrafa Tatiana Leskova.
Um centenário é um . Fora isso, no é toda hora que se pode encenar uma A sagrao da primavera diz Tatiana. uma ótima para que uma gerao tenha a essas obras-primas. que o Municipal esteja cumprindo o seu papel de educador e desenvolvedor da .
Aos 91 anos, Leskova lembra que integrava o Balé Russo quando danou O da rosa no Municipal, em 1942 e 1944. Além da relao afetiva com a , ela clarifica sua importncia histórica, afirmando que a coreografia de Fokine serviu plataforma para que Nijinsky testasse formas de movimentao que desembocariam na sua primeira coreografia, Prelúdio..., considerada hoje da dana moderna.
Fokine criou esse balé pensando em Nijinsky diz Tatiana, que á Ana Botafogo, Cecí Kerche e Márcia Jaqueline se revezando entre as solistas. dessa que Nijinsky cria Prelúdio... e com ela rompe com os cnones da dana clássica, o estilo rococó das coreografias da época.
aos 22 anos, Prelúdio... estreou causando polmica:
Foi um escndalo. O ele danava no era . Nijinsky rompe com a graa e evidencia a sexual desse fauno , diz Tatiana, que á Bruno Cezario fauno. Com essa , ele abre as portas da dana do . uma pea curta, que revoluciona o .
Se Prelúdio mudou as bases da dana, A sagrao... contou com a revolucionária música de Stravinsky para os apontamentos coreográficos de Nijinsky.
A música foi o escndalo da vez. A dana de Nijinsky, também, é . Porque era dana moderna, inteiramente baseada em movimentos primitivos diz Tatiana.