TEL AVIV - O manitol, um adoante produzido por fungos, bactérias e algas, é um componente de goma de sem aúcar e , segundo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, também pode ser de o do de Parkinson. Em laboratório, os cientistas observaram que o edulcorante consegue a formao de placas de uma proteína chamada -sinucleína no cérebro, mecanismo característico da formao da doena.
Os resultados, publicados no Journal of Biological Chemistry sugerem que o adoante pode ser uma terapia para o do de Parkinson e outras doenas neurodegenerativas.
de identificar as características que facilitam o das placas de -sinucleína, os pesquisadores comearam a caar para um que pudesse inibir a das proteínas de se unirem. No laboratório, eles descobriram que o manitol estava entre os agentes mais eficazes na preveno da agregao de proteínas, em tubos de .
, para as capacidades de manitol no cérebro , os investigadores israelenses usaram moscas de fruta geneticamente modificadas para carregar o gene que produz a -sinucleína. Para a de locomoo da mosca, eles usaram uma experincia denominada " de escalada", na qual foi de moscas para as paredes de um de . Na experincia, 72% das moscas normais foram capazes de o de , contra 38% das moscas geneticamente alteradas.
Os pesquisadores ento adicionaram manitol na rao das moscas transgnicas por 27 dias e repetiu a experincia. Desta vez, 70% das moscas mutantes subiram o de . Além disso, os investigadores obervaram uma reduo de 70% em agregados de -sinucleína em moscas mutantes que tinham sido alimentados com o manitol, em comparao com as que no ingeriram a substncia.
Estes resultados foram confirmados por um segundo que mediu o impacto de manitol em ratos geneticamente modificados para humana a proteína, em da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.