RIO - Os olhos da previso do no Brasil passaram a melhor. Com quatro vezes mais , mais . O de Previso do e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) lanou uma atualizao do Brams de previso, turbinado pela de processamento do supercomputador Tup, em Paulista. Antes, o Brams fazia previses de até uma semana com de 20 quilmetros quadrados. , a resoluo é de 5 quilmetros quadrados para os mesmos sete dias.
Com a , o nível de da previso, que antes se limitava a uma cidade ou regio, desta vez consegue um bairro do outro. A consulta ao meteorológico é gratuita e está disponível no site do CPTEC.
Para toda a América do , o Brams dividiu o território num jogo de naval, com 1360 por 1480 células de área. é um em trs dimenses, há também 55 níveis verticais para cada uma destas células. No total, so 110 milhes de pontos, processados simultaneamente nos 9.600 processadores do Tup.
Segundo o CPTEC, a 5.0 do Brams coloca o Brasil em posio de competitividade com os principais centros operacionais do . O de previso do National Centers for Environmental Prediction (NCEP), por exemplo, gera previses um similar o National Mesoscale Model de 4 quilmetros, 70 níveis verticais e grade de 1371 x 1100 células, que cobre toda a regio continental dos Estados Unidos.
Para esta do BRAMS, também utilizado para a previso e monitoramento da poluio do , so usados dados de estaes meteorológicas de todo o país, de satélites, boias ocenicas e imagens de avio.