RIO. O atingiu, no ano , um nível recorde de emisses de CO2 na atmosfera - 31,6 gigatoneladas, um de 1,4% em relao a 2011. O alerta veio de um relatório da Agncia Internacional de (IEA, na sigla em ingls). A diretora-executiva da IEA, Maria van der Hoeven, lamentou a de dedicao da internacional ao s mudanas climáticas.
- fenmeno caiu para o segundo da política internacional - lembrou. - Estamos a de um da temperatura global entre 3,6 graus e 5,3 graus Celsius (até 2100).
Dois teros das emisses globais vm do setor energético. Segundo o relatório da IEA, é possível as emisses de CO2 na atmosfera sem o econmico. Para isso, é adotar medidas a construo e o de usinas de carvo; o de fontes renováveis de ; e pela metade a liberao de metano, da indústria petrolífera.
Em 2012, a mudana do carvo para o gás na gerao de ajudou os EUA a reduzirem em 200 milhes de toneladas (Mt) as emisses de CO2 - levando o país de a um nível em meados dos anos 90.
A China, por sua vez, protagonizou o maior na liberao de gases-estufa: 300 Mt. O índice, no entanto, foi um dos menores registrados país na última década, da implementao de fontes de renováveis.
Embora o de carvo tenha em muitos países, as emisses europeias caíram em 50 Mt. As emisses japonesas, por sua vez, cresceram 70 Mt.