RIO- Luiz Roberto Londres se formou em medicina em 1965, no em que a de Medicina ficava no campus da Vermelha. Em 1969, transformou a Clínica So Vicente, na Gávea, em hospital . contra o de negócio das redes de hospitais ligadas a planos de saúde e a consulta médica que transforma o de com paciente em análise de exames. , a íntegra da entrevista ao .
o v a prática da medicina hoje?
Tudo o que aprendi eu devo medicina pública e beneficente. Era o dos médicos o público, de , pequisa e beneficente. Medicina é uma misso. Hoje a gente v que outras dimenses esto sendo mais valorizadas que as pessoais: , empresa, , conglomerados. Está se pervertendo uma atividade que é basicamente humana.
O que deve ento?
Tenho um profundo embasamento ético. Quando aceitou-se que pessoas ou instituies que deveriam estar servindo medicina, dela se servissem, a coisa comeou a . O código de ética é . O que gostaria de é a de uma atividade basicamente beneficente e pública. que se pode o e com isso, tem que ser , e a relao médico-paciente tem que ser respeitada.
esse espí na iniciativa privada?
Peter Drucker disse que o hospital é a empresa mais complexa que se conhece, é um de duas cabeas, administrao e assistncia, em que uma no pode a outra. Vemos com frequncia empresas entrando na administrao de hospitais e esquecendo essas características. Fazem protocolos. A gente aprende que medicina so normas gerais aplicadas a casos particulares. as , que vm em tamanhos semiprontos, tm que ser ajustadas de com o corpo de cada . Tem que se a peculiaridade de cada um. Temos que medicina antiga, que com toda a tecnologia que dispomos, sem os princípios. Quando os meios viram os fins, os princípios desaparecem. O paciente é que deve ser o .
na prática?
(O ) medicina diagnóstica, que se v por aí, é uma . O que existe é complementar. Um médico consegue uma hipótese correta em 90% dos casos, porque com o paciente. A medicina seria baratíssima se ela se fiasse no . Haveria menos hospitalizao, menos cirurgias e menos exames complementares. hoje as escolas no ensinam mais, esto cada vez piores, os médicos no conversam, pedem e operam sem . que quero internaes (na So Vicente), sem um único do código de ética.
possível melhorar essa relao na saúde pública? Precisa-se de mais ?
Dizem que o problema é financiamento... será que é? Acho que comprometimento de todos. Todos esto preocupados com sua coisinha, sem participar. Temos que a diferena . A presidenta é nossa . a gente aceita que nossa saúde pública seja um ? Antes, os presidentes no se tratavam no Sírio-Libons, no Hospital dos Servidores do . uma de valores, quem o atendimento deles no Sírio-Libans somos nós. Qual o problema ento? médico, ou há médicos concentrados? E será que temos leitos hospitalares de menos? Tem leitos hospitalares ocupados indevidamente.
As grandes redes de hospitais dominam o mercado no Rio. O no se sente uma espécie de lobo solitário neste cenário?
Quem está por trás da rede ? o Banco Pactual, um banco! Os bons de So Paulo fazem de rede? So todos lobos solitários, no so?
, em So Paulo, os bons so associaes beneficentes...
(o So Vicente) no é beneficente pela sua formao. na sua atuao é. Aprendi com meu que no se distribui dividendo para no . Sou assalariado, assalariado, tenho patrimnio. minha atividade no é contra, em nenhum , o atendimento ao paciente. Em nenhum no rede é tido hospital de . Fazem ? Fazem. um clima de relacionamento é para um atendimento. O paciente percebe mais um do que o atendimento em si. gente cuidando de gente.
Qual é ento o ideal?
Tem que a relao médico-paciente. O de hospital há está se desfazendo. Tem que segmentar. Há pacientes que no precisam vir ao hospital. E outros que deveriam saído do hospital. Vai-se hoje em CTI e se v mortos-vivos, pessoas que no precisam mais de , de vigilncia intensiva. possível inclusive os seguros, desocupando os leitos de CTI e os destinando queles que realmente precisam. O que existe hoje no é , é distribuio. Hospitais hoje passaram a ser o da medicina. Está . O da medicina é o consultório e o ambulatório. Procure a quantidade de exames normais e outros que sequer tm os resultados procurados .
o faz para estes excessos no seu hospital?
No posso interferir na ao médica. Posso se tem médico que me interessa ou no. No posso interferir na , posso no aceitá-la, é outra coisa.
que o toma suco de beterraba em vez de remédio para colesterol?
No, é chá de berinjela. Um dia, estava no avio e um comissário me recomendou. Controlo com chá e no com estatina. E mais: quando estudei, o de colesterol era 240 (miligramas por 10 litros), hoje é 200. Imagine a quantidade de pessoas que toma remédio por disso. Minhas artérias esto perfeitas. No o colesterol, as consequncias, minhas artérias no tm de depósito. A glicose era 120 (mg/dl) e hoje é noventa e tantos. Esto hospitalizando a doena e medicalizando a . Tem que se a exercícios, a , de saudável. Na minha , praticamente no conheci obesos mórbidos.
O se acha com uma viso romntica da medicina?
Sou romntico, posso ser, se o meu de medicina há 15 anos dava 40% de economia, daria mais hoje, no interessa a ninguém. Nem aos seguros, aos hospitais, aos laboratórios, s farmacuticas, a ninguém. Só ao paciente. Os protocolos roubam o e o espí crítico da , que passa a simplesmente os protocolos. A medicina tem trs anos, a cincia tem 500 anos. Ento, a medicina cincia e alopatia é desfigurá-la.
A sua de medicina já trouxe dificuldades para o hospital, inclusive econmicas?
Revezes em um de podem até . quando se planeja , no dá . Quando fiz o cirúrgico, revelia do meu , me endividei bastante até a do cirurgio Fernando Paulino (1906-1990). Hoje aceitam-se distores. Quando vejo um hospital do Rio vendido para um de saúde, tem gente que que é bacana. Pode ser para eles, no para o Rio. -se (em mais hospitais) para de . Faa a ento com um só. O (restaurante) Antiquários no vai , ?
o Antiquários abriu uma lá na Barra...
(risos) , abriu lá no Barra Shopping. hospital com no sei quantos leitos é um , porque cai na de que normas so mais importantes que atendimento . Tentaram (a clínica), voc no faz . Prefiro o hospital preservando minhas ideias. Felizmente consegui isso para meu .