RIO - A maioria dos alunos de escolas públicas do país (62%) tem computador em , aponta a Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) Educao 2012, divulgada nesta -feira (23) Comit da Internet no Brasil (CGI.br). O número é crescente 2010, primeiro ano do , quando o percentual era 54%. No ano , essa proporo entre estudantes da rede pública já tinha avanado para 56%.
A abordagem reuniu informaes de 856 escolas públicas e privadas, selecionadas a do Escolar de 2011. Foram entrevistados professores de portugus e matemática, alunos dos ensinos e médio, além de coordenadores pedagógicos e diretores.
Também houve avano do internet celular entre os alunos de escolas municipais e estaduais: de 14 pontos percentuais na comparao com 2011, alcanando 44% dos entrevistados. No , a proporo de estudantes que acessam internet celular é maior, atingindo 54% dos entrevistados.
Em relao aos professores, a que a presena do computador e da internet em está próxima da universalizao. No último , o percentual já chegava a 96%. A maioria deles tem o computador para habilidades e usa a internet para contatos informais com outros educadores.
O a ateno ainda para a de políticas públicas de incorporao das tecnologias digitais no escolar. A de , por exemplo, ainda no incorporou plenamente o dessas ferramentas, apesar de o de computadores entre os professores durante as atividades. A prática de os alunos a o computador e a internet que é feita de esporádica ainda é a atividade escolar em que mais se aplica essas tecnologias.
Do de da infraestrutura, as escolas analisadas apresentaram maior presena de computadores portáteis, o que revela uma de dessas tecnologias para além das tarefas de escolar ou das atividades nos laboratórios de informática. Entre os fatores limitantes para esse , no entanto, está a quantidade de equipamentos disponíveis e a de conexo rede.