LONDRES Por 366 votos e 161 contra, a Cmara dos Comuns do deu verde nesta tera-feira para a aprovao do projeto que legaliza o gay, que será analisado pela Cmara dos Lordes amanh. Durante todo o , manifestantes realizaram uma vigí em ao Palácio de Westminster, protestando contra a deciso.
A legislao, impulsionada primeiro-ministro conservador, David Cameron, superou a terceira e última leitura na cmara com o de trabalhistas e -democratas, com a oposio de dos deputados tories. , o projeto vai Cmara dos Lordes, onde será analisado e á emendas, no ser vetado. A expectativa é que o primeiro acontea em julho. Sero ao menos trs novas leituras do texto, até que a iniciativa possa Cmara dos Comuns. O é demorado: seja aprovada, a estimativa é que a passe a valer 2015.
O projeto na Cmara dos Comuns estende aos casais homossexuais o ao e - que haja da instituio religiosa em questo. A permitiria ainda a casais homossexuais que já optaram pela unio , aprovada no em 2005, realizarem também uma cerimnia de .
Rainha lésbica e inseminao
Apesar de sido aprovada com no , a iniciativa no passou sem polmicas. Os conservadores, da legenda de Cameron, votaram contra o próprio : representaram 133 dos 161 votos contrários iniciativa - é mais de um tero do .
A maior crítica do dia veio do ex-presidente do Conservador, Norman Tebbit. Horas antes da votao, a Big Issue publicou uma entrevista na qual ele afirmou que a abriria a de que uma rainha lésbica gerasse um por de inseminao .
Em uma de suas declaraes mais enfáticas, o conservador disse ainda que a também poderia que ele se casasse com seu para de da herana. Tebbit acusou o de uma legislao pouco pensada.
- O discutiu (o projeto) por 20 minutos durante a manh de seu anúncio - disse ele Big Issue. - Eles no fizeram nenhum de antemo.
Mesmo assim, o desta tera-feira pode um do político atravessado por Cameron, ainda cruzado de conservadores do próprio por até 2017 para um referendo a permanncia do na Unio Europeia.
na Frana
Em Paris, a de um ativista de extrema- trouxe de tona a discusso a oposio popular ao entre homossexuais, na Frana ms e há trs dias presidente Franois Hollande.
Dominique Venner, de 78 anos, deu um na cabea em ao altar principal da de Notre Dame, um dos pontos turísticos mais emblemáticos do país. Ele é um na Frana por seus ensaios políticos de extrema-. Numa publicada nesta tera-feira em seu blog, no mesmo dia do suicídio, Venner criticou a aprovao do gay.