WASHINGTON- O primeiro-ministro , Tayyip Erdogan, disse que a Turquia apoiaria uma zona de excluso aérea imposta pelos Estados Unidos na Síria e advertiu que Damasco cruzou a vermelha definida presidente dos EUA, Barack Obama, armas químicas há , de com uma entrevista NBC divulgada nesta -feira.
Uma zona de excluso aérea para avies militares sírios de alvos rebeldes foi mencionada pelos parlamentares americanos uma opo que os Estados Unidos poderiam para presionar o presidente sírio, Bashar al-Assad.
- o comeo nós diríamos - disse Erdogan, quando perguntado se a Turquia, membro da Organizao do do Atlntico (Otan) que compartilha a maior de sua com a Síria, apoiaria tal ao, de com a entrevista.
a criao de uma zona de excluso aérea exigiria ataques aéreos dos Estados Unidos e, , o envio de foras para a Síria. Há pouca chance de que os EUA se comprometam com isso em , dizem autoridades de segurana americanas.
Ainda asim, os comentários de Erdogan podem pressionar Washington a em relao de dois anos que já matou mais de 70 pessoas e desestabilizou ainda mais uma regio volátil.
Erdogan também disse que Assad disparou mísseis com armas químicas em seus adversários, cruzando a chamada vermelha de Obama atrás.
Em agosto, Obama disse que v o de armas químicas na Síria uma vermelha. , diferentemente de quando a inteligncia usou especulaes para a de 2003 no Iraque, os Estados Unidos dizem que querem provas antes de tomarem ao.
- que o usou armas químicas e mísseis. Eles usaram de 200 mísseis, de com a nossa inteligncia - disse Erdogan.
O líder no deixou se a Turquia acreditava que todos os 200 mísseis carregavam armas químicas e disse que seu no havia se o gás sarin foi usado.
- Há diferentes tamanhos de mísseis. E há mortes causadas por esses mísseis. E há queimaduras, voc sabe, queimaduras graves e reaes químicas. E há os pacientes que so trazidos para os nossos hospitais que foram feridos por essas armas químicas - disse Erdogan quando perguntado quais evidncias a Turquia tinha.
As foras de Assad e da oposio se acusaram mutualmente do de armas químicas. Erdogan disse NBC que ele duvidava que os oponentes de Assad tenham usado essas armas porque no tinham a elas.
A agncia de notícias estatal turca Anatolian afirmou mais cedo nesta -feira que o país enviou oito especialistas para a com a Síria para exames em vítimas feridas da em de vestígios de armas químicas e biológicas.