RIO - A primeira elevao da Selic julho de 2011, de 7,25% para 7,5% ao ano numa do Banco de segurar a inflao voltou a atenes para os fundos DI, que aplicam em títulos públicos remunerados pela variao do básico. o do investidor em de ao da caderneta de poupana continua árduo. da para o que só 36 fundos dessa , disponíveis para investimento de até R$ 5 , possuem de administrao atrativa o suficiente para render mais que a caderneta.
Entre 79 fundos pesquisados nessa de investimento, a seleo encontrou 36 opes com administrativa de até 0,7% ao ano, nível que já oferece um líquido de 0,43% mensal para aplicaes por menos de seis meses, com maior peso do de (IR), segundo estimativa do economista Samy Dana, de finanas da Fundao Getulio Vargas de So Paulo. A remunerao é levemente oferecida pela caderneta para depósitos maio de 2012.
Para de emergncia ou de prazo, o fundo DI vai atender . O investidor só tem que o de fundos com de administrao de 0,75% para da poupana recomenda Sandra Blanco, consultora de investimentos da .
, para superar a inflao, que acumula de 6,59% nos 12 meses acumulados até maro, pode ser necessário conseguir um administrativo ainda mais .
Para da inflao, a de administrao do fundo DI tem que ser no máximo de 0,5% ao ano argumenta André Luís da Silva, planejador financeiro da Liquimerc Investimentos.
Especialistas recomendam que o investidor pesquise opes no só nos bancos em que possui também em gestoras independentes para obter as taxas administrativas mais baixas do mercado.
O investidor tem que da inércia de a banco de varejo sugere Ricardo , de finanas da Coppead/UFRJ.
Ainda que a Selic volte a , o principal obstáculo para o dos DI é a inflao, projetada para alcanar 5,68% em 2013 por analistas consultados Banco . Gustavo Perazzo, de engenharia de 23 anos, conseguirá seu da inflao se o de medido IPCA no a 6%. Ele investe com o que do salário de estagiário num fundo DI gerido pela XP, com 0,25% de de administrao, o que deve um líquido de 6% após um ano.
Optei conservadorismo para no . Quando tiver mais e maior, d para mais explicou Perazzo.
a oramento da empresa em que trabalha, o financeiro Sérgio Rodrigues, 41 anos, também no coloca em o próprio com uma filha de 6 anos para . Ele diversificou as aplicaes em quatro fundos DI com de administrao suficiente para mais que a poupana e coloca só 5% do patrimnio em aes consideradas boas pagadoras de dividendos.
com que vou juntando , ento tenho que ser conservador nas aplicaes, e a caderneta de poupana no está dando quase . Coloco em fundo DI para e no . O será para a da minha filha daqui a um e uma aposentadoria complementar .
Perazzo e Rodrigues pesquisaram as menores taxas disponíveis de administrao, existem fundos em que essa cobrana suga até 5% do . o do Santander Classic Referenciado DI, que possui a mais do mercado. Nesse , o investidor fica com líquido de 0,16% ao ms se sacar o após um ano de aplicao. Sua atratividade é a transferncia automática do aplicado para a quando o cliente com saldo negativo, segundo Aquiles Mosca, da gestora do banco Santander.
para recursos que parados em rendem diz o executivo.
Efeito da dos juros
Quando a Selic perdeu o patamar de dois dígitos no ano , bancos e gestoras comearam a taxas de administrao para no clientes. Dezoito fundos diminuíram taxas no ano , segundo da Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Neste ano, no entanto, nenhum da teve reduo até o de fevereiro. A gestora do Banco do Brasil foi uma das que aliviou as cobranas de encargos no ano , novas redues no esto planejadas. Para André Abreu, de fixa da gestora do BB, os fundos DI retomaram atratividade com a perspectiva de da Selic contra a inflao.
A tendncia para os próximos meses é de de juros, ento o fundo DI é para um cenário de e de .
Num desse , um pela consultoria Comdinheiro que a dos juros tornou mais atrativos investimentos em oito fundos DI, sem levar em o da aplicao ou a disponibilidade de investimento.