por gjoão » Seg Jul 09, 2012 05:31
Entenda por que a MTV saiu da parabolica:
No ultimo domingo,pela manh, estava passando o Quiz Tv, programa que já esteve na emissora em meados de 2010. De fato, fiquei decepcionado e surpreso com o fato da emissora ter voltado a essa fase. Mais tarde, vi que a emissora estava estranha com um tal de BRZ, e investigando descobri vários fatos que explicam essa história toda de por que a MTV saiu da parabólica.
O primeiro problema que a Abril criou sendo dona da marca MTV, foi com a Sky, que depois se tornou um problema grande com todas as operadoras de Tv por assinatura. A Abril, estava pressionando a Sky a fazer algumas coisas absurdas. Repare que, até 2006, quando a MTV ainda fazia parte da Sky, a operadora pagava R$ 0,50 por assinante, dando um lucro mensal para a Abril de mais de 200 mil reais. Porém, a Abril no estando satisfeita, queria o aumento desse valor, queria que a Sky incorporasse também outros dois canais da produtora, e outras assuntos que segundo a Sky eram realmente absurdos. Como a Sky no cedeu a nenhuma das exigncias, a Abril resolveu pular fora do jogo, e de pirraa distribuiu seu sinal publicamente, para as parabólicas. Essa crisinha da Abril no rendeu em nada, já que a Sky pouco se preocupava com o canal (já que ainda poderia fornecer [e fornece] o MTV Hits, e o VH1, marcas que continuam sobre propriedade da Viacom, sem interferncia da Abril). Além de ganhar o despreso da Sky, por agora ser um canal aberto para qualquer um com a parabólica, nenhuma outra operadora quis incluir o canal no seu line up, afinal de contas estariam era levando prejuízo. A mais prejudicada com essa briga toda foi a Abril, que perdeu uma grande fonte de lucro.
Mas tudo bem, até por que agora era uma emissora nacional, e que poderia lucrar muito mais com anunciantes. E até chegou a lucrar. Entre maio e outubro de 2010 a Mtv Brasil achou sua galinha dos ovos de ouro. O Quiz Tv pagava uma boa quantia por horários intercalados na programao da emissora. Bom, até aqui tudo bem, por que afinal de contas, a emissora precisava lucrar de algum modo, e com a venda dos horários era um lucro mais garantido e maior. O problema, é que a Abril no tem limites. Resolveram vender quase toda a programao para o Quiz, sendo que tinha Quiz de manh, de tarde, e até mesmo no horário nobre (noite). Mas ninguém podia fazer nada sobre isso, afinal de contas a Abril tinha todos os direitos sobre a marca MTV, e tudo mais.
Acontece, que uma hora, passou na conta. Na apresentao mundial do EMA 2010 (em que a Viacom transmitia o evento para todo o mundo através das várias mtvs) a MTV Brasil fez uma escolha errada: eles comearam a transmitir o evento, e no metade do evento cortaram o sinal para a transmisso do Quiz Tv. Isso foi o que deixou a Viacom muito revoltada, afinal de contas estava em contrato que era obrigao da Mtv Brasil transmitir todos os eventos importantes da Mtv Mundial como o Movie Awards, o Video Music Awards e o EMA, que estava sendo transmitido em questo. Para no perder a linsena para usar o nome, a Abril aceitou caladinha as novas exigncias da Viacom, sendo uma delas que no transmitisse mais, em hipotese alguma, esse tal de QuizTv, ou nenhum programa do gnero.
Aqui comea ento o maior problema da MTV Brasil, ela no pode mais usufruir da sua maior fonte de lucro.
Acontece que, de repente, a Anatel através da resoluo 581 define que: Todas as operadoras devem transmitir uma emissora que produza conteúdo local, sendo essa regra uma obrigao, e sendo essa emissora a MTV, pois é que a melhor se encaixa nos parmetros. (No com essas palavras). Resumindo, de repente, a Abril é beneficiada por uma lei, que obriga com que ela volte para a Tv por assinatura. Porém, nada garante que ela vá obter lucros por isso, já que, ela ainda tem o seu sinal gratis e aberto, ento a Abril precisa tirar das parabólicas o seu sinal. O que também é importante explicar, é que agora a Abril no precisaria mais pagar pelo uso do satélite, por que isso era responsabilidade da operadora, por ex.: a Sky.
Foi assim, que a Abril Radio Fuso S.A. descobriu um modo de sair da falencia. Quem ajudou: foi o governo; Quem ganhou: só a Abril; Quem perdeu: as operadoras de tv por assinatura, os fans da emissora, e a Viacom, que mais uma vez perde o prestigio da sua marca.