Adocao do nome do padrasto?

Mensagempor ekasocayvaj » Sex Jun 17, 2011 08:58

Gente, teenho 19 anos e gostaria de tirar o nome do meu pai e adotar o do meu padrasto, pois meu pai nunca foi presente em minha vida, alguem sabe se é possivel? até onde sei parece q por eu ser maior de idade já nao é mais uma adoo, nao sei ql o nome...s alguem souber oque é possivel eu fazer, agradeo!
ekasocayvaj

Status: Offline

Mensagempor GAmelia » Sáb Jun 18, 2011 09:19

Marciele, isso é possível sim.

Para obter xito, a Sra., por intermédio do seu advogado, terá de provar, exausto, que houve, de fato, um ABANDONO por parte do pai biológico da criana. Fundamentará seu pedido, entre outros, no artigo 1.638, II, do Código Civil.

O importante é que seja demonstrado o abandono, no só MATERIAL, mas também MORAL, espiritual. Ademais, é preciso convencer o Juiz que, de fato, existe uma relao afetiva entre voc e seu padrasto, como se pai e filha fossem.

Após ter sido dada oportunidade de defesa ao pai biológico (o réu no processo), e depois de colhidas todas as provas (ouvidas as testemunhas, etc), o Juiz dará a sentena. Sendo de PROCEDNCIA do pedido (ganho de causa para a Sra.), transitada em julgado a deciso (isto é, quando no couber mais recurso), será expedido MANDADO DE AVERBAO ao Cartório de Registro de Pessoas Naturais em que voc foi registrada, para o fim de retificar o seu assento de nascimento.

Isso envolve herana, dentre outras coisas, por isso, no é algo to simples, mas é possível sim.

Espero ter ajudado.

Abrao.
GAmelia

Status: Offline

Voltar para Pais