Livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educao) para alunos do ensino fundamental trazem críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogios gesto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma das exigncias do MEC para aprovar os livros é que no haja doutrinao política nas obras utilizadas.
O livro "História e Vida Integrada", por exemplo, enumera problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apago, e traz críticas s privatizaes.
Já o item "Tudo pela reeleio" cita denúncias de compra de votos no Congresso para a aprovao da emenda que permitiu a reconduo do tucano Presidncia.
O fim da gesto FHC aparece no tópico "Um projeto no concluído", que lista dados negativos do governo tucano. Por fim, diz que "um aspecto pode ser levantado como positivo", citando melhorias na educao e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Já em relao ao governo Lula (2003-2010), o livro cita a "festa popular" da posse e diz que o petista "inovou no estilo de governar" ao criar o Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social.
O escndalo do mensalo é citado ao lado de uma série de dados positivos.
Ao explicar a eleio de FHC, o livro "História em Documentos" afirma que foi resultado do sucesso do Plano Real e acrescenta: "Mas decorreu também da aliana do presidente com políticos conservadores das elites". Um quadro explica o papel dos aliados do tucano na sustentao da ditadura militar.
Quando o assunto é o governo Lula, a autora -que Folha disse ter sido imparcial- inicia com a luta do PT contra a ditadura e apenas cita que o partido fez "concesses" ao fazer "alianas com partidos adversários".
Em dois livros aprovados pelo MEC, só há espao para as críticas política de privatizaes promovida por FHC, sem contrabalanar com os argumentos do governo.
A Folha no conseguiu falar com os autores da obra.
Uma das críticas feitas a Lula é o fato de ter continuado a política econmica do antecessor.