RIO Em protesto a aes recentes do russo, o Festival de Cinema de San Sebastián, no País , Espanha, anunciou hoje que o diretor ucraniano Oleg Sentsov será um dos integrantes do seu júri para a 62 edio do evento, que comea no próximo dia 19. Sentsov, porém, no á cidade basca: ele está em Moscou, espera de , após participado dos protestos em Kiev que comearam no do ano .
Além de Sentsov, o júri de San Sebastián, um dos mais tradicionais festivais do , será produtor Fernando Bovaira (presidente do júri), diretor cingapurano Eric Khoo, pela diretora venezuelana Mariana Rondón, pela diretora e quadrinista iraniana Marjane Strapi, pela atriz alem Nastassja Kinski, diretor de alemo Reinhold Vorschneider e ator romeno Vlad Ivanov. Caberá a eles quais os filmes recebero o prmio de Ouro, e também a seu ucraniano.
Sentsov foi em sua em Simferopol, na Crimeia, em 10 de maio, e ento está em Moscou. Seu , de com o russo, foram atos terroristas: ele teria a explosivos e incediado prédios públicos. O cineasta, por sua vez, alega que apoiou os protestos e se ops anexao da Crimeia por da Rússia.
Em 10 de junho, a de Cinema Europeu enviou uma ao russo, expressando sua preocupao com o , e pedindo um para Sentsov. Também foi apresentada uma ao Europeu de Direitos Humanos. O de Sentsov está marcado para 11 de outubro.
Oleg Sentsov nasceu em 1976 e se destacou em 2012 ao Gaamer, seu primeiro longa-metragem, a história de um que participa de competies de games. O filme passou por festivais os de Roterd, Kiev e Odessa.
A deciso de San Sebastián em o ucraniano em seu corpo de jurados lembra o que fez o Festival de Berlim em 2011, que deixou uma de seu júri vazia para o cineasta iraniano Jafar Panahi, que havia sido de seu país.