VENEZA em no cinema hoje, o drama biográfico reinou solitário na competio do 71 Festival de Veneza, nesta tera-feira (1), com a exibio de Il giovane favoloso, de Mario Martone. Terceiro concorrente italiano da maratona (os outros dois foram Hungry hearts, de Severio Costanzo, e Anime nere, de Fracesco Munzi), recria a do Giacomo Leopardi (1798-1837), da infncia cercada de estudos e livros aos grandes sales literários italianos. Embora construído das regras tradicionais do gnero, o filme recebeu aplausos calorosos da italiana da plateia de jornalistas.
O título (O , em traduo ) vem de um extraído do A perigrinao ao tú de Leopardi, da escritora Anna Maria Ortese, e o , de Martone e Ippolita di Majo, é pontuado por diversas poesias do de Assim (1826) e Operette morali (1827). A acompanha o personagem a enclausurada na do , Monaldo, que queria o seguindo eclesiástica, até suas incurses, já adulto, nos círculos intelectuais de Florena e Nápoles, onde Giacomo, interpretado por Elio Germano, vem a .
De saúde frágil, de limitaes físicas (desenvolveu uma ainda ) e pela solido e com as relaes humanas, Giacomo acabou gerando uma única para sua época, de melancolia e pesismo. Nem mesmo a relao próxima com o bomio Antonio Ranieri (Michele Riondino), seu melhor , conseguiu arrancá-lo do confinamento a que se submetia. Martone diz que seu filme se beneficiou de farta documentao o .
Encontramos depósitos de cartas e outros textos valiosos, além de documentos escritos próprio Giacomo Leopardi. desse materia serviu para que construíssemos a simbiótica relao que ele manteve com Ranieri explicou o diretor, na coletiva de que se seguiu projeo.
Elio Germano foi elogiado por sua composio de um personagem que lhe imps muitos desafios físicos: a óssea de Giacomo o obrigou a , com o de uma bengala, por da adulta.
Martone me deu um presente com personagem comentou o ator, que teve do Palazzo Leopardi, a antiga propriedada da famí do , na cidade de Recanati. esse tenha sido o filme que mais me forneceu de . Tive o privilégio de ambientes frequentados por Giacomo Leopardi, a comear pela da vila da famí dele.
*Carlos Helí de Almeida está a do festival.