RECIFE - Na ausncia de representantes de Anni felici, de Daniele Luchetti, concorrente italiano da competio internacional do 18 Cine PE, o ator Mateus Solano, coadjuvante do infanto- O no espelho, de Guilherme Fiuza Zenha, foi a atrao do final da noite desta quarta-feira (30). no o suficiente para a gigantesca do Cine Teatro Guararapes que, mesmo em véspera de feriado , voltou a amargar baixa frequncia.
Solano, que ganhou Félix, o anti-herói da , ano , posou para fotos com os poucos fs que o aguardavam, ansiosos, na primeira da plateia. No filme de Zenha, que no dia 19 de junho, ele interpreta o do Fernando (Lino Facioli), de imaginao que sonha um sósia que cumpra seus constantes castigos.
Foi um gigante esse filme, porque ele de infncia, matéria-prima para o meu comentou o ator, no do cinema, ao lado da equipe da produo. de , eu me imaginei esse (da história).
O no espelho é uma adaptao do homnimo de Fernando Sabino (1923-2004), cuja foi alimentada pelas memórias de infncia do mineiro. Na de Zenha, realizada na cidade de Cataguases, que se passa a dos anos 1930, Fernando é um super-criativo, que constrói avies, preside uma secreta e deseja resolver grandes mistérios, o de uma suposta assombrada do bairro onde mora.
Tudo o que ele deseja é um que o libere das punies e restries impostas pelos pais. Quando se materializa em Odnanref, que sai um passe de mágica do espelho do armário de seu , o passa a toda a liberdade com a qual sonhara. Até que seu sósia está tomando o controle de sua , e se sente a retomá-la.
Espero que cada possa nessa história, entrar em suas infncias, e lá o que há de melhor em nós disse o diretor, que dedicou a sesso ao documentarista Eduardo Coutinho e ao ator e diretor José Wilker, falecidos neste início de ano. Lembro de saído de Cabra marcado para , do Coutinho, me perguntando se uma coisa maravilhosa aquela poderia ser feita em cinema. Ele foi uma inspirao.
O programa da noite foi por Anni felici, comédia dramática de tons autobiográficos de Meu irmo é único (2007). No filme, exibido na Internacional de So Paulo do ano , o ator Kim Rossi Stuart, que cancelou sua a Recife para o festival, interpreta um artista plástico narcisista confrontado com o fracasso e as descobertas feministas de sua , Serena (Micaela Ramazzotti). A história se passa no início dos anos 1970 e é contada a perspectiva do Dario (Samuel Garofalo) e sua cmera de Super 8, alter ego do diretor.
* Carlos Heli de Almeida viajou a da organizao do festival