Página 1 de 1

Pela primeira vez nos EUA, Oscar bollywoodiano consolida rel

MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2014 08:00
por iguolidxazfit
Pela primeira vez nos EUA, Oscar bollywoodiano consolida relao entre os dois países no cinema

RIO - o Oscar de Bollywood, ou da indústria cinematográfica da ndia, o Indian Film Academys Awards foi pela primeira vez nos Estados Unidos, num evento de quatro dias iniciado na última quarta-feira e encerrado no sábado. O da edio 2014 foi o longa-metragem Bhaag Milkha Bhaag, consagrado com cinco prmios, entre eles o de melhor filme, melhor diretor (Rakeysh Omprakash Mehra), melhor ator (Farhan Akhtar), melhor atriz coadjuvante (Divya Dutta) e melhor história. Trata-se de uma biográfica baseada na trajetória esportiva do indiano Milkha Singh, um campeo mundial de atletismo que é cultuado no país. A estrela indiana Deepika Padukone foi eleita a melhor atriz, por Chennai express.

A levou cidade de , no da Flórida, muitos produtores, diretores e atores indianos e também americanos, s Kevin Spacey e John Travolta, que recebeu um prmio por sua contribuio ao cinema internacional.

O evento foi comparado com o Super Bowl em termos de planejamento de segurana e esquema de trnsito. a audincia da TV, com 800 milhes de espectadores, superou e os 111,5 milhes que assistiram última edio da final do maior campeonato de futebol americano.

O da Flórida foi escolhido por o maior número de -asiáticos fora do continente de . Os indianos, inclusive, fizeram planto na porta do aeroporto de para a de seus ídolos. A mais aguardada, desembarque causou no , foi a atriz Deepika Padukone. Anil Kapoor, protagonista de "Quem quer ser um milionário?" causou ao .

"Esse evento preenche o que existia na relao de Hollywood com Bollywood", analisou Kapoor.

Os americanos John Travolta e Kevin Spacey foram alguns dos apresentadores do evento. Travolta chegou a participar de números de dana indiana (um quase obrigatório nos filmes daquele país), fazendo os míticos passos de seus personagens de "Embalos de sábado noite" e "Pulp Fiction".

"A ndia tem uma de filmes para dois bilhes de espectadores. E, a cada ano, eles produzem mais filmes do que Hollywood", disse o prefeito de , Bob Buckhorn.