Wagner Moura: Ser radical como artista é diferente de

Wagner Moura: Ser radical como artista é diferente de

Mensagempor kalca » Ter Fev 11, 2014 11:50

Wagner Moura: Ser radical artista é de os outros

BERLIM - Após o alemo, Wagner Moura fará uma pela máfia internacional na Tríplice , com a para o Bozo. O ator está no Festival de Berlim, onde apresenta hoje do , filme de Karim Anouz que traz Wagner de competio de uma das mais importantes do , a mesma que deu a de um Urso de Ouro em 2008.

No filme de Karim, Wagner interpreta um salva-vidas que tenta uma na Alemanha, que pode ser relacionada sua trajetória : ele no abandonou o Brasil, tornou-se no que estrelou Elysium (2013), de Neill Blomkamp, e deve popularidade com as estreias de Trash, de Stephen Daldry, prevista para o primeiro semestre, e de Rio, eu te , filme em episódios de vários diretores, que também deve s telas neste ano. Em , Wagner prepara-se para o palhao Bozo e para a com José Padilha (de ...) numa o internacional na entre Brasil, argy e Paraguai. Em entrevista em Berlim, o ator, de 37 anos, disse os rolezinhos, chamou o Dilma de incompetente em várias áreas e afirmou que muitos dos novos comediantes brasileiros sejam garotos fascistas.

Vamos primeiro de do ? Voc já viu o filme?

Acho que é o filme mais que já fiz. O Karim tem um estético , e no conheo um diretor que tenha com a dos personagens. Quando voc , vai que quase no tem personagem. So praticamente trs caras, e cada um tem uma história, um .

Voc alemo no filme?

Falo. em poucas cenas.

foi isso?

a língua do demnio (risos). Contrataram uma professora, e nas primeiras aulas entendi que no iria conseguir aprender alemo. Aí pedi que ela trabalhasse comigo aquelas cenas.

esto seus outros projetos? Quando o filme Marighella?

Em 2015.

E o filme em que vai Federico Fellini, Fellini black and white?

O Fellini... foi uma tragédia. O diretor morreu. Eu me encontrei com o produtor, Andrew Lazar, em Los Angeles, quando fui Elysium, e combinamos que no íamos o filme até em memória do Henry Bromell, que escreveu e ia . o Lazar acabou entrando em outra produo. E o é que o Fellini... estava na boca de quando o Bromell morreu. Deixei de o protagonista do Pelada por do Fellini.... , fico esperando que alguém me ligue a , no tenho .

Além desses, mais o qu?

Tenho um projeto com o José Padilha, que vamos rodar no do ano. um projeto do Zé, na Tríplice , ainda sem título, com , que deve ser ano. E tenho outro que é o filme o Bozo, do Daniel Rezende. O é do Luis Bolognesi e vai ser focado num dos caras que fizeram o Bozo e que tem uma história extraordinária. Hoje ele é pastor. E o Bolognesi colocou dois confltos: um de um que fica com a de um palhao, é ele mesmo; e a história da relao desse com o , porque o ator do Bozo ficou uma época superdoido, usava drogas, e ainda asim animava todas as crianas, menos o próprio .

Por em Padilha, voc faria um de 3?

No faria, nem o Zé faria. Esse filme no vai . Se a é de trilogia, a trilogia é nibus 174, de 1 e de 2. So esses trs filmes que tratam de segurana pública. Se houvesse um de , o que iria com o ? Ainda tem muita coisa para segurana pública, dramaticamente para onde iria o ?

Os tm voc a fora do Brasil. A distncia o faz uma viso do país?

Acho o Brasil um país to único. gigante, com uma cultural , sem histó de e com econmica incrível, de reservas naturais. O que podíamos era ao uma de , ateno a questes que so tratadas apndice na política tradicional, os direitos humanos, a ecologia e a . E no estou defendendo uma de benevolncia. Eu no me interesso chins, um país que cresce loucamente, onde as pessoas no tm liberdade para e há gente trabalhando em aná escravido. E também as outras formas de testadas em outros países, no , já mostraram que ferram com o . A gente tentar desses modelos é uma de de para um país original.

quais so as responsabilidades dos governos?

Houve uma no Lula e que piorou no Dilma. que me entendo , o presidente mais que o Brasil teve foi o Lula, porque diminuiu a desigualdade . O Fernando Henrique estabilizou a , o que o Lula fez foi . Só que ficou nisso. O Lula se beneficiou de uma internacional boa. Quando a esquentou internacionalmente, o Dilma se mostrou incompetente em várias áreas, as fragilidades ficaram mais evidentes. E o pior é que a gente tem uma postura triunfalista, comemorando vitórias o todo. Foi a mesma coisa com as UPPs. Falaram que haviam o tráfico, virou um negócio sem . : pode que levar um brao do público s zonas carentes seja a soluo para que aquele tenha , para com que a populao tenha educao, lazer, hospitais? Levou a polícia e praticamente só isso.

Já imagina em quem votará para presidente neste ano?

Declaro meu , no sei se vou para a TV alguém ano. Apoiaria a Marina Silva, estou observando a juno dela com o Eduardo Campos. Com todo a ele, e acho que é um político, tudo o que o PSB no faz é política de uma , que é o que a Rede prope. A mais escrota que existe no Brasil é "governabilidade". Adoram que sem o PMDB no se governa. Ento foda-se. Vamos ser utópicos e sem eles, sem esse . O mensalo é isso, uma espúria de por , por cargos. Voc vai ao Congresso e é . por isso que quando que no é político tradicional resolve se candidatar a um público, aí dá de ir para a televiso . Por isso apoiei o Jean Wyllys, e ele se tornou um ótimo .

Voc é um dos atores brasileiros que mais gostam de debater política. Voc sente de ou os jornalistas perguntam o ?

desse , e se voc de . Se voc no perguntasse, no falaria .

O político está mais no país?

A foi no Brasil, o viveu na clandestinidade décadas. estou de ser .

Só que voc se posiciona esquerda.

. o que é esquerda? Tenho de me posicionar completamente. fui filiado a nenhum . E nem acho que o Lula tenha sido um de esquerda, só fez uma coisa que decente deveria , que é a desigualdade . a esquerda também é cercada de atos controversos. Acabei de da China. Cuba é uma , e nenhuma deve ser louvada. Acho que tenho um mais , menos eltista, menos classista, e a isso se convencionou de esquerda. Quando eu vejo o Jair Bolsonaro se ao Feliciano para a Comisso dos Direitos Humanos da Cmara, no posso de me a isso. E quando eu vejo os rolezinhos, no consigo .

Por qu?

Porque é bacana que garotos da entrem em shopping center e tenham aquele espao deles também, cidados que so.

Voc se sente a se posicionar politicamente?

No, nenhuma pública tem obrigao de . A obrigao de artista é com sua arte. Arte e política só devem se quando está no DNA do artista. o José Padilha faz. Brecht fazia.

Voc no é filiado a partidos. descarta concorrer dia a público?

Minha no deixaria . E também no quero levantar por levantar. Sou do Marcelo Freixo, no sou do PSOL. Há radicalismos de todas as partes. O que fao é quem seja mais progresista e menos em relao . Acho que é uma questo menos política e mais moral.

Voc moraria fora do Brasil? Até por motivos profisionais, voc sairia do país, para em Los Angeles, por exemplo?

Acho que no. Eu gostaria de fora e .

voc mais em Hollywood?

Eu busco bons , independentemente de onde seja. Pode ser em . Já recusei muita coisa de Hollywood, da mesma que houve coisas que eu gostaria de , e eles preferiram o Javier Bardem.

Essa imagem do ator em Hollywood te incomoda?

No. Eu sou , e personagem que eu fizer falando ingls vai ser um . No sei ingls eles.

Há alguns anos, voc escreveu um texto pedindo que um programa de TV fez uma com voc, jogando no seu cabelo. De lá para cá, mudou?

uma que muitos comediantes, e no só comediantes, muitos artistas jovens brasileiros sejam de . Sejam garotos fascistas. Eles fazem um que a gente ensina nossos filhos a no . Apontam para os outros e dizem hahaha, voc é , voc é viado, voc é . Eu sou polticamente correto. O polticamente correto é uma civilizatória que inventamos para que uma criana negra no veja um sendo na TV. todo que é artista gosta de que o é ser polticamente incorreto. Isso no é engraado, no é humor. Ser radical artista é de os outros.

voc sofre pela de privacidade. Por exemplo, voc hoje é na rua no exterior?

Acontece com brasileiros que moram fora do Brasil.

Voc tem que isso cresa? Que voc no consiga nem tirar férias sem alguém para tirar uma foto?

No tenho, no. Acho que é consequncia do . tentei minha discreta, e imponho limites. Por exemplo, no vou com minha em . No vou jantar no Leblon porque sei que posso ser fotografado. no acho que tenho uma cerceada. O é que quando voc tenta no se uma , as pessoas acham que voc é . E eu no sou disso, eu sou um ator.

* André Miranda está em Berlim a do festival

kalca

Status: Offline

Voltar para Cultura