RIO - O projecionista que inspirou o personagem Alfredo, vivido por Philippe Noiret no clássico drama italiano "Cinema Paradiso", morreu na última sexta-feira, aos 86 anos. A de Mimmo Pintacuda foi retratada por Giuseppe Tornatore no longa de 1988, laureado com o Oscar de melhor filme . Foi Pintacuda quem ensinou Tornatore a um projetor de cinema, quando o cineasta ainda era criana, assim Alfredo faz com o Salvatore, o Toto, no longa.
"Quando as pessoas me perguntam se eu sou o Alfredo, posso que ", dizia Pintacuda em entrevistas. "Eu me lembro de Tornatore. Ele era e proativo Toto, queria tudo o que podia e cinema. Fiquei por a ele tudo o que sabia e, uma vez, lhe dei uma cmera de presente".
Pintacuda também era um fotógrafo , com pela dos imigrantes italianos nos Estados Unidos. Sua coleo de 13 fotografias está os cuidados do Fratelli Alinari, em Florena. Pintacuda publicou vários livros e transmitiu sua paixo cinema no só para Tornatore, também para seu Paolo, roteirista.
O foi na manh desta segunda. em "Cinema Paradiso", Tornatore voltou para a Sicí para se despedir de seu e . Lanado um fracasso de bilheteria na Itá, "Cinema Paradiso" alcanou sucesso em outros países com uma encurtada. do Oscar de melhor filme em 1989, é creditado o filme que devolveu o flego indústria cinematográfica italiana.
As informaes so do "The Guardian".