Morre a escritora vencedora do Nobel Doris Lessing

Morre a escritora vencedora do Nobel Doris Lessing

Mensagempor TEusebio » Ter Nov 19, 2013 10:13

RIO - Uma das mais importantes escritoras do século XX, a autora britnica Doris Lesing morreu neste domingo, aos 94 anos, em Londres. Segundo seu , Jonathan Clowes, que no revelou a da , a escritora de mais de 50 títulos faleceu tranquilamente, enquanto dormia em .

Em 2007, Lesing recebeu o prmio Nobel de Literatura, sendo a mais vencedora da distino (e a 11 ). Ela recebeu a notícia com , quando retornava de um Hampstead Heath Park, em Londres. Naquele dia, até ento, ela também havia o Peter ao médico. Quando voltou para , no bairro londrino de West Hampstead, onde viveu por 25 anos, encontrou uma multido de fotógrafos na calada e soube que a Sueca acabara de que ela, ento com 88 anos, era a vencedora do Nobel.
, Deus!, disse, em , quando se deu de que havia desboncado o americano Philip Roth, ao galardo naquele ano. Tenho 88 anos, e eles no podem o prmio a uma morta. Ento, acho que pensaram que era melhor me , antes que eu batesse as botas.

combativo e inovador

Apesar de seu com o Nobel, os prmios foram frequentes na trajetória da escritora, que nasceu na antiga Pérsia (hoje Ir), cresceu na Rodésia (atual Zimbábue) e se mudou para Londres aos 30 anos. Lesing ganhou, entre outros, o Prmio Príncipe das Astúrias, em 2001, e foi finalista do Booker Prize quatro vezes, os anos 1970 até 2005, ano de sua última indicao.

Quando o da Inglaterra lhe ofereceu o título de do Império Britnico, em 1999, Lesing recusou já no há nenhum império, disse.

Em 1962, quando publicou seu título mais , O carn dourado, viu a ser aclamada uma bíblia feminista, embora ela própria tenha que, ao escrev-la, havia lhe a de uma ao feminismo, que, segundo Lesing, é uma viso reducionista da relao entre homens e mulheres.

Ainda asim, no anúncio do Nobel, o título voltou a ser de um de livros que formou a viso do século XX a relao -. A Sueca a definiu uma epicista da experincia feminina, que com ceticismo, e visionário submeteu uma civilizao dividida ao escrutínio.

A escritora, porém, no se prendeu a um só , sua literatura foi acompanhada do combativo e inovador. Prolífica, criou de dramas psicológicos a obras de fico científica. Em 1994, lanou uma autobiografia, Debaixo da minha (Companhia das Letras).

Com O carn dourado, A da (1950) e A boa terrorista (1985) lanados no Brasil pela Record entre os anos 1970 e 1980 , Lessing também se tornou ícone de marxistas e anticolonialistas. Fez críticas veementes ao -africano, militante do britnico entre 1952 e 1956. Por sua postura antiapartheid, ficou proibida de entrar na África do por quase 40 anos, até 1995.

sem amarras

A libertária também marcou suas relaes pessoais. Aos 14 anos, Lesing abandonou a educao e passou a a literatura com vários empregos foi babá, telefonista, secretária e . Casou-se duas vezes e teve trs filhos: os dois primeiros ficaram na África, e só Peter, do segundo , seguiu com a me para Londres quando ela se divorciou. Lesing declarou que no havia mais entediante do que a companhia de crianas pequenas, mesmo que elas sejam doces.

O biógrafo e da escritora Michael Holroyd definiu sua contribuio literatura rica e inovadora. Seus temas foram universais, abrangendo os problemas da África pós-colonial e das políticas da nuclear emergncia de uma da .

TEusebio

Status: Offline

Voltar para Cultura