CURAAO - O primeiro dia do Curaao North Sea Jazz Festival, nesta sexta-feira (29), valorizou compositores Nile Rodgers, Rod Stewart e Smokey Robinson e teve os seus momentos , com Joss Stone e Dianne Reeves, antes de ser encerrado, adentro, pelos mexicanos - íms de fs histéricas - do Maná.
Em noite de pouco jazz e , coube a Dianne o mais próximo ao gnero que dá nome ao festival. Num , a cantora americana de 57 anos cobriu de elogios a caribenha e deixou o auditório enquanto mesclava sucessos e improvisos em impresionantes exercícios vocais.
menos foi Rod Stewart, 69 anos, atrao do horário no maior do festival, o Sam Cooke. Apesar de "" pela plateia, o que se viu foi um show previsível, sem fora do , com a duas trocas de que garantiram ao britnico o mesmo fresco dos primeiros minutos de show.
que impedisse o público de embarcar em sucessos "Baby Jane", "Forever young" e "I dont want to talk about it", com a trs backing vocals sacudindo as franjas de seus curtos vestidos vermelhos e levando as mos ao , expresses apaixonadas nos rostos.
Antes de Stewart e suas assistentes de , o público se dividiu entre a e a hipnotizantes de Joss Stone e o histó da apresentao de Smokey Robinson, um dos criadores da Motown e de sucessos de nomes Temptations e Stevie Wonder.
Quem optou pela primeira, numa montada -mar, compartilhou do clima sou-linda--e-ainda- da loira, de azul esvoaante, colado ao corpo, abertas e pés descalos. Para muitos, que saíram comentando "a negra da branca", a inglesa de 27 anos fez o melhor show da noite.
E no é fácil com os hits entoados por Smokey (de "Fly me to the moon (in other words)" a "My girl"), que tentou ainda desbancar Stewart no asistentes e colocou duas danarinas para entrar e do jogando os cabelos pro lado e revezando figurinos decotados.
Com um sorriso no , Smokey, 74 anos, se movia de um lado a outro enquanto contava histórias do , imitava o "irmo" Stevie Wonder, encenava piadas com os backing vocals e, de tudo, colocava os fs para .
Hits para também no faltaram a Nile Rodgers, que aos 61 anos anunciava que o show seria de "sucessos que escrevi e compus". "No achem engraado se eu da Madonna", brincou, minutos antes de "Like a virgin", encabeada por uma das cantoras da atual formao da Chic, de carisma distante do ostentado pela rainha do pop.
* Cristina Fibe viajou a do festival.